Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Duelos com sabres de luz viram esporte oficial na França

Por| 19 de Fevereiro de 2019 às 13h06

Link copiado!

Duelos com sabres de luz viram esporte oficial na França
Duelos com sabres de luz viram esporte oficial na França

As lutas com sabres de luz sempre foram uma parte crucial da saga Star Wars e é o sonho de muitas pessoas dominar essa arte na vida real — e até competir de verdade contra outros praticantes, quem sabe. O bom é que agora a Federação Francesa de Esgrima oficializou duelos do gênero como um esporte no país.

O objetivo da organização é fazer com que o esporte chame a atenção da geração mais jovem. Para até mesmo criou regras de maneira que o esporte seja atrativo tanto visual quanto tecnicamente; deixando-o tão legal de praticar quanto parece ser nos filmes.

Para fazer parte da brincadeira é preciso ter, obviamente, um sabre iluminado geralmente feito de policarbonato e não de plasma magnético, infelizmente. Assim sendo, vale ressaltar que os duelos não são mortais: não existe perigo de se machucar ou se cortar com as “armas”; mesmo assim, os participantes precisarão se proteger com equipamentos durante as partidas.

Continua após a publicidade

Os duelos de sabre de luz como esporte possuem regras adicionais que aumentam seu apelo estético: a ponta das armas, por exemplo, precisa tocar as costas do combatente antes de ele tentar qualquer golpe. O intuito disso é que a luta ganhe maior movimentação em termos de “lâminas” em vez de os lutadores apenas tentarem acertar o oponente rapidamente com golpes simples.

Outras regras, porém, seguem o modelo de uma luta de esgrima normal: os pontos vão se acumulando conforme os oponentes se acertam e dependendo do tipo de contato — se o golpe for dado na cabeça, nos pés, etc. —, mais pontos se ganha. O primeiro que conseguir chegar aos 15 pontos vence a partida, que geralmente têm 3 minutos. Caso ninguém alcance os 15 pontos dentro do limite de tempo de 4 minutos, o lutador com mais pontos automaticamente vence.

Agora que foi oficializado na França, é possível sonhar e imaginar que outros lugares do mundo comecem a fazer o mesmo. A esperança é forte nos fãs, e há até quem imagine que um dia os duelos de sabre de luz ganhem espaço em uma Olimpíada.

Ainda que a prática seja muito de nicho, vale citar a General Leia Organa dos filmes e apontar: "A esperança é como o sol. Se você apenas acredita quando vê, você nunca vai sobreviver à noite". Então, quem sabe um dia esse sonho se realize?

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge