Publicidade

Cartola 2024 terá pontos corridos e bolão do Brasileirão

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Março de 2024 às 17h58

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

O Cartola divulgou nesta quinta-feira (14), em São Paulo, as novidades para a temporada de 2024 do fantasy game do Campeonato Brasileiro e do Cartola Express, que cobre diferentes modalidades. O jogo contará com um novo sistema de disputa em pontos corridos, mudanças na valorização de atletas, bolão para o torneio e muito mais.

A modalidade Express já está em atividade desde o começo do ano, com a cobertura de campeonatos estaduais e internacionais de futebol, além de ligas de basquete e futebol americano. Porém, o grande destaque fica com a versão do jogo para o Brasileirão, a elite do futebol nacional, disponível nas 38 rodadas da competição.

Novidades do Cartola

Continua após a publicidade

O Canaltech esteve presente no evento de lançamento do Cartola 2024 e viu de perto as principais novidades.

Campeonato em pontos corridos

A temporada de 2024 do fantasy permite vivenciar uma experiência parecida com a do próprio Brasileirão e o sistema de pontos corridos. Nesse caso, é possível criar uma liga com amigos no qual todos se enfrentam em partidas de um contra um durante as 38 rodadas: o vencedor ganha três pontos e o empate rende um ponto para cada lado. 

Vence quem acumular a maior pontuação no final — em caso de empate, o jogo considera o número de vitórias, saldo de pontos e o tempo de atividade no Cartola para determinar o campeão. Caso a liga tenha um número ímpar de jogadores, o próprio jogo cria um bot para preencher as lacunas.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

O jogo também possui os modos clássicos de liga tradicional, que soma a maior quantidade de pontos feitos por rodada, e mata-mata, com confrontos diretos eliminatórios. Em todos os casos, o Cartola usa o mesmo sistema: cada usuário escala o time com jogadores do Brasileirão usando moedas virtuais, as chamadas “cartoletas”, e ganha pontos de acordo com a atuação de cada um na vida real. Os gols, obviamente, geram mais pontos, mas assistências e defesas difíceis também podem ajudar.

Novas formas de valorização

O Cartola não entrou em detalhes, mas confirmou que o sistema de valorização dos atletas vai mudar, principalmente nas primeiras rodadas. No game, um jogador valoriza quando tem um desempenho muito acima da própria média de pontos, aumentando seu preço em cartoletas e dando mais poder aquisitivo para o dono do time.

Continua após a publicidade

O problema é que as primeiras rodadas traziam saltos e quedas muito grandes e desproporcionais no valor, então um time poderia ficar muito rico no começo e outro muito pobre. A ideia proposta pela equipe do fantasy é criar um sistema mais equilibrado, com variação menor e que favoreça o longo prazo.

Bolão do Cartola

Outra paixão comum do torcedor brasileiro está presente no jogo: o Bolão. Muito comum na Copa do Mundo, a atividade segue o funcionamento padrão no qual o usuário palpita em quem vai vencer e ainda escolhe um provável placar, mas sem apostar dinheiro nisso. O recurso já está disponível para campeonatos estaduais e agora vai chegar ao Campeonato Brasileiro.

Mais benefícios para assinantes

Continua após a publicidade

Assinantes do Cartola PRO, serviço pago que garante acesso a mais ligas e benefícios exclusivos, ganharão mais vantagens em 2024. Agora haverá um espaço chamado “Central do PRO” no app, com uma série de dicas para conferir o que é necessário para valorizar atletas, dados de premiações e mais opções das pontuações parciais durante a rodada. 

Além disso, há um novo assistente de escalação que dá dicas sobre como melhorar o time, divididos entre dois objetivos principais: pontuar mais ou valorizar mais o patrimônio durante a rodada.

Olimpíadas no Cartola Express

Continua após a publicidade

O Cartola Express deixou o leque de modalidades ainda maior: o aplicativo vai aproveitar o embalo dos Jogos Olímpicos de Paris e acompanhar as competições de basquete, futebol e tênis (esporte estreante no game) durante o evento. Vale lembrar que a competição de basquete deve contar com os principais nomes da NBA, a liga dos EUA, enquanto o futebol pode ter seleções em força total, como França e Argentina.

A Copa América e a Eurocopa, dois dos principais torneios continentais de seleções do futebol mundial, também fazem sua estreia na plataforma. Além disso, o jogo segue com a cobertura das demais competições, como basquete, futebol americano, campeonatos estaduais e europeus e Fórmula 1. 

Mesmo app de sempre

O Cartola e o Cartola Express podem ser acessados via navegador ou app para Android e iOS — no caso dos celulares, não esqueça de manter o app atualizado para receber as novidades.