Snowden ensina como proteger o seu smartphone contra espionagem

Por Redação | 28 de Maio de 2016 às 15h34

O ex-contratado da NSA, Edward Snowden, continua dando o que falar quando o assunto é proteção de informações pessoais. Dessa vez, ele colocou a mão na massa, literalmente, para ensinar às pessoas como tornar um smartphone inacessível para terceiros, evitando assim casos de espionagem.

A demonstração aconteceu durante o episódio da última sexta-feira (27) do programa da revista Vice, que é exibido pelo canal por assinatura HBO. Na entrevista conduzida por Shane Smith, jornalista e fundador da Vice, Snowden foi convidado a falar sobre como as pessoas comuns poderiam proteger seus gadgets contra sistemas de vigilância.

A resposta do analista envolve habilidade manual e um certo conhecimento técnico, pois é preciso desmontar o smartphone e remover alguns componentes internos. As partes "arrancadas" do telefone são as câmeras frontal e traseira, e os microfones — tanto o principal quanto o secundário, para cancelamento de ruídos. Após o procedimento, basta conectar um microfone externo na saída do fone de ouvido para conseguir usar o telefone; mas as selfies estão fora de cogitação.

Apesar de ensinar o truque que ele chama de "Go Black", Snowden diz que é bem difícil evitar totalmente a vigilância de organizações como a NSA, mas essa pode ser uma maneira de ter um telefone "limpo" caso você tenha certeza de que está sob ameaça de espionagem. Em suma, trata-se de uma medida preventiva, uma vez que ele diz ser impossível saber se o seu gadget está ou não sendo grampeado.

Confira a entrevista de Edward Snowden para a Vice:

Fonte: Vice

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.