/i217104.jpeg)
Julian Assange teve esposa e dois filhos durante asilo em Londres
Julian Assange, o fundador do WikiLeaks, teve uma esposa e dois filhos descobertos pelo jornal britânico Daily Mail. Em entrevista ao veículo, Stella Morris disse que tem um relacionamento com o ativista desde 2015 e que ambos ainda pretendem se casar.
Em entrevista publicada pelas próprias redes sociais do WikiLeaks, Morris confirmou as informações do jornal britânico. A relação dos dois começou quando ela o visitou na embaixada do Equador em Londres, onde ele ficou em asilo por sete anos.
O casal teve dois filhos, um chamado Gabriel, de dois anos, e outro Max, com apenas um. O menino mais velho chegou a conhecer Assange ainda na embaixada, quando visitou o pai escondido no prédio. Depois da prisão, ambas crianças já foram visitar Assange.
Em publicação no Twitter, Morris explica que revelou o relacionamento e os filhos pois acredita que isso pode ajudar no caso de Assange. Atualmente, ele está preso em Belmarsh, no Reino Unido. O país deve analisar o pedido de extradição do ativista para os Estados Unidos em 18 de maio.
Leia mais: Extradição de Julian Assange para os EUA será decidida em 2020
A esposa de Assange disse temer pela vida do marido e diz que o relacionamento pode ser um ato de resistência. "Apaixonar-se, em um contexto em que todos tentam destruir sua vida, foi uma espécie de ato de rebelião", comentou.
A defesa de Assange tentou pedir a liberação do ativista da prisão alegando que ele corria riscos de contrair a COVID-19 na penitenciária. Contudo, a justiça local negou o pedido, argumentando que Assange poderia usar a liberdade para fugir novamente.
Leia mais: Julian Assange pede liberdade por risco da COVID-19, mas justiça nega
“[Morris], mãe de dois filhos, pede ao governo do Reino Unido para libertá-lo e a outros prisioneiros, pois o coronavírus está causando estragos nas prisões”, publicou a conta oficial do Wikileaks.
WATCH: Julian Assange's newly revealed partner, and mother of their 2 young children, speaks for the first time: Urges UK government to bail her vulnerable fiance amid #coronavirus fears#FreePress#DontExtraditeAssange #COVID19 https://t.co/Uy6Kbsj55K
— WikiLeaks (@wikileaks) April 11, 2020
Assange foi acusado pelo vazamento de informações do Pentágono, além de espionagem em outros 17 casos pelo governo norte-americano. Como figura obtusa, suas ações são consideradas por uns como uma violação à segurança pública, mas, por outros, como ativista defensor da liberdade de informação.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.