Estados Unidos processam Edward Snowden após lançamento de livro de memórias

Por Natalie Rosa | 17 de Setembro de 2019 às 17h27
Reprodução
Tudo sobre

Edward Snowden

Saiba tudo sobre Edward Snowden

Nesta terça-feira (17) foi lançado o livro Permanent Record, de Edward Snowden, e não demorou muito para que problemas começassem a aparecer. Segundo publicação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, Snowden teria violado acordos de não-divulgação firmados com a CIA e a NSA ao não enviar o livro para aprovação, e por isso está sendo processado pelo país.

O Departamento de Justiça diz ainda que não tem a intenção de impedir que o livro seja vendido, pois isso seria uma quebra dos direitos da Primeira Emenda, que restringiria a norma de liberdade de expressão.

O objetivo do governo com o processo seria, então, recuperar todos os rendimentos obtidos por Snowden não ter enviado o conteúdo da publicação para análise prévia. Além da publicação do livro, o departamento afirma que o acusado vem fazendo discursos públicos com temas relacionados à inteligência, também violando as regras pré-acordadas.

A editora Metropolitan Books também está sendo processada, mas apenas para garantir que os lucros das vendas não sejam enviados a Snowden.

Imagem: Reprodução

Atualmente, Snowden vive em asilo político na Rússia, depois de ter passado por diversos outros países, por divulgar documentos que revelaram os esquemas de vigilância dos Estados Unidos em 2013.

Edward Snowden trabalhou como administrador de sistemas da CIA e já foi contratado da NSA. Voltando ao país, teria que responder às diversas acusações criminais registradas contra suas ações.

Fonte: Departamento de Justiça dos Estados Unidos

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.