Publicidade

Depois de violação de segurança, NSA continuou coletando dados de americanos

Por| 26 de Junho de 2019 às 16h58

Link copiado!

Depois de violação de segurança, NSA continuou coletando dados de americanos
Depois de violação de segurança, NSA continuou coletando dados de americanos

Em maio do ano passado, a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) se envolveu em uma violação de segurança quando foi descoberta a coleta indevida de 600 milhões de dados de ligações e mensagens de texto enviadas por usuários americanos. Na época, o órgão culpou empresas de telecomunicações, que teriam compartilhado as informações por engano.

Agora, um documento divulgado pela União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU) aponta que a violação foi maior do que o relatado. De acordo com as informações, apenas alguns meses depois do compartilhamento irregular, a NSA voltou a obter dados de ligações telefônicas de cidadãos americanos, infringindo – mais uma vez – o decreto Freedom Act, que determina como as informações podem ser manuseadas e armazenadas por autoridades.

O relatório conclui que a NSA coletou indevidamente dados de registro de chamadas em novembro de 2017, fevereiro de 2018 e outubro de 2018. A violação de outubro sugere que a coleta indevida foi mantida mesmo depois que a NSA admitiu seu erro e passou a recomendar que a Casa Branca abandonasse o seu programa de vigilância por telefone.

Continua após a publicidade

"Estes documentos confirmam que este programa de vigilância é um desastre de privacidade e de liberdades civis", disse Patrick Toomey, advogado do Projeto de Segurança Nacional da ACLU. "A coleção de registros de chamadas dos americanos da NSA é muito abrangente, os problemas de conformidade são muitos e a evidência do valor do programa é praticamente inexistente. Não há justificativa para deixar esse poder de vigilância nas mãos da NSA", acrescentou Toomey.

A agência america de segurança não tem um bom histórico: em 2018, por exemplo, a NSA se baseou em informações coletadas indevidamente para solicitar autorização do Tribunal de Vigilância de Inteligência Estrangeira (FISC) para espionar indivíduos. Em dezembro, o Freedom Act expira e a ACLU acredita que as informações obtidas nesta semana devem contribuir para o debate sobre o decreto. 

Fonte: EngadgetACLU