Site usa esteganografia para esconder mensagens em textos públicos

Por Redação | 12.05.2014 às 10:03 - atualizado em 12.05.2014 às 10:18
photo_camera Andrea Danti

Foto: Andrea Danti/Shutterstock

A técnica da estenografia, apesar de existente há séculos, foi usada extensivamente por espiões alemães das duas Guerras Mundiais. Mas, agora, você pode usar o próprio Twitter para criar mensagens ocultas dentro de outras e esconder textos sensíveis de olhos incautos ao mesmo tempo em que os publica para todos verem.

É isso o que oferece o site Twitter Secret Messages, que permite ao usuário criar postagens para serem divulgadas na rede social. Desde que o texto resultante não seja corrompido, conhecedores de esteganografia (ou outros usuários de serviços do tipo) podem decodificar o que está sendo dito e até mesmo criar uma conversa completamente oculta a leigos da prática. Para ocultar a mensagem são utilizadas representações de letras em Unicode.

Como explica o Ars Technica, não se trata necessariamente de criptografia ou um método de segurança, e sim, uma maneira de brincar com uma tecnologia bastante usada em um passado não tão distante assim. Enquanto sistemas de segurança comuns são praticamente impossíveis de serem quebrados sem uma chave do sistema, por exemplo, a estenografia pode ser facilmente traduzida por qualquer um que esteja familiarizado com seu funcionamento.

O site compara a técnica ao uso de tinta invisível e não recomenda sua utilização para a transmissão efetiva de mensagens importantes. Mas indica a utilização do serviço para quem gosta de estudar o passado ou lidar com sistemas de encriptação que tiveram importância histórica.