Edward Snowden receberá asilo temporário na Rússia, informa advogado

Por Redação | 17 de Julho de 2013 às 14h05

O ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, deve conquistar asilo político temporário na Rússia em alguns dias, revelou Anatoli Kucherena, advogado que assessora Snowden sobre a legislação russa, nesta quarta-feira (17). O jovem é procurado pelo governo norte-americano por ter vazado arquivos secretos do programa PRISM no último mês.

"O assunto da concessão do asilo temporário não levará mais de uma semana", afirmou Kucherena. Com a concessão do asilo temporário, Snowden poderá deixar a zona de trânsito do aeroporto Sheremetyevo, em Moscou, e permanecer no país até que sua situação seja completamente resolvida.

A legislação russa prevê que as autoridades migratórias tenham prazo de três meses, que pode ser prorrogado para seis meses em determinados casos, para tomar uma decisão definitiva. Caso seja concedido o asilo temporário, que é um status de refugiado válido por um ano, Edward Snowden terá os mesmo direitos de um cidadão russo, podendo trabalhar e se locomover pelo país.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Anatoli Kucherena ainda afirmou que Snowden disse que irá cumprir o pré-requisito imposto pelo presidente russo Vladimir Putin para permanecer no país, que é o de encerrar as atividades que comprometam os interesses dos Estados Unidos. Putin ressaltou que a política externa da Rússia é independente, mas que não gostaria que a presença de Snowden em seu território comprometesse as relações entre os dois países.

"Advertimos a Snowden que para nós é inceitável toda atividade que prejudique as relações russo-americanas", afirmou Putin, ressaltando que "as relações entre os Estados são muito mais importantes que brigas entre serviços secretos".

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.