Documentos revelados por Snowden mostram esquema de funcionamento da NSA

Por Redação | 15.07.2013 às 15:39

O jornalista Glenn Greenwald, do jornal The Guardian, afirmou em uma entrevista à Associated Press que os documentos da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos sobre o programa PRISM obtidos pelo ex-funcionário da agência, Edward Snowden, revelam minuciosamente o esquema de funcionamento do órgão e de seu programa.

Greenwald descreveu os documentos como sendo "basicamente o manual de instruções para saber como a NSA é construída", e que eles são suficientemente detalhados para permitir que as pessoas fujam ou repliquem algumas das técnicas de vigilância do órgão. O jornalista, primeiro a publicar uma matéria sobre as informações vazadas por Snowden, revela que acredita que os dados não podem prejudicar os cidadãos norte-americanos ou colocar a sua segurança em risco.

"Eu acho que seria prejudicial para o governo dos Estados Unidos, como eles percebem seus próprios interesses, se os detalhes desses programas forem revelados", completou. Alguns documentos ainda são mantidos em sigilo por Edward Snowden como uma garantia para provar a veracidade de outros dados que já foram divulgados à imprensa.

O jornalista afirma que muitos dos documentos que Snowden preserva contêm dados extremamente sensíveis e que poderiam fazer com que qualquer pessoa que os lesse tomasse conhecimento de como a NSA e seu programa de espionagem funcionam. Glenn Greenwald disse ainda que conversou com Snowden, que aguarda uma decisão para seu caso na área de trânsito do aeroporto Sheremetyevo em Moscou, Rússia, poucas horas antes de conceder a entrevista à AP, e que ele se encontra bem, apesar de tudo.