Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vídeo | Veja um cometa evaporar-se completamente ao atingir o Sol

Por| 19 de Agosto de 2019 às 16h05

Link copiado!

AP Photo/NASA
AP Photo/NASA

Imagens sensacionais obtidas por meio do Observatório Solar e Heliosférico (SOHO) na última semana mostram um cometa mergulhando no Sol, o que marca sua "morte", pois ele foi, claro, completamente destruído. Sendo assim, agora temos um cometa a menos circulando pelo Sistema Solar.

O objeto composto de rocha e gelo aparece no vídeo abaixo, que também mostra alguns outros objetos ao redor do Sol, que é bloqueado por um disco opaco para que seu brilho seja reduzido a ponto de viabilizar a filmagem. Logo acima do astro está o planeta Vênus e, à esquerda, podemos ver Marte:

Provavelmente, este cometa é um Kreutz Sungrazer; esses cometas são especialmente interessantes justamente por darem "rasantes" no Sol, e vêm sendo observados há centenas de anos. Eles ganham este nome por terem sido inicialmente estudados pelo astrônomo alemão Heinrich Kreutz entre os anos de 1880 e 1890, e acredita-se que eles sejam, na verdade, fragmentos de um cometa gigantesco que, durante suas órbitas ao redor do Sol, acabou se dividindo em vários cometas menores.

Continua após a publicidade

E esta não foi a primeira vez em que o SOHO detectou cometas deste tipo sendo devorados pelo Sol: em junho, o mesmo observatório filmou dois cometas (um Kreutz Sungrazer e um Meyer Sunskirter) aproximando-se do nosso astro tal qual aconteceu na observação mais recente. E, antes disso, em 2016 o SOHO registrou uma colisão similar, com outro cometa do tipo Kreutz Sungrazer rumo à morte em seu encontro fatal com a estrela que alimenta o Sistema Solar:

Fonte: Sputnik News