VÍDEO | Mas, já? SpaceX faz testes do propulsor antes do 11º voo do Starship
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

A SpaceX realizou, neste domingo (7), testes com o propulsor Super Heavy do foguete Starship. A atividade ocorreu cerca de duas semanas após o décimo voo de teste do veículo e pode indicar que o 11º lançamento está próximo.
- Após sucesso do Voo 10 do Starship, SpaceX prepara um megafoguete ainda maior
- Tartarugas e nudistas terão que se mudar... SpaceX quer lançamentos na Flórida
- Anatomia do Starship | Saiba como é o foguete gigante da SpaceX que vai a Marte
A empresa de Elon Musk fez um disparo estático do propulsor. Durante a atividade, o equipamento, com cerca de 70 metros de altura, permaneceu fixado à plataforma de lançamento da Starbase, no Texas.
Todos os 33 motores Raptor de última geração do Super Heavy foram acionados por aproximadamente 10 segundos. As imagens divulgadas pela companhia aeroespacial mostram a ativação do propulsor seguida por uma grande nuvem de fumaça.
Os propulsores de foguetes costumam ser testados dias ou semanas antes dos lançamentos, como parte das avaliações finais do veículo antes da decolagem. No caso do Super Heavy, o disparo estático mais recente demonstra a rápida recuperação do sistema após o voo de número 10.
Sucesso do 10º voo
Após duas tentativas frustradas, a SpaceX obteve êxito com o décimo voo de teste da Starship em 26 de agosto. Segundo a empresa, todos os principais objetivos foram alcançados, e a missão forneceu dados valiosos para o desenvolvimento do veículo.
Um dos feitos mais celebrados foi justamente a trajetória do Super Heavy. O propulsor conseguiu decolar, realizar a queima de retorno (boostback) e pousar no Golfo do México cerca de sete minutos após o lançamento.
O estágio superior também atingiu as metas estabelecidas, como a separação do propulsor, a liberação de simuladores de satélites Starlink, o reacendimento de um motor Raptor ainda no espaço e a reentrada na atmosfera terretsre sem grandes danos.
O foguete Starship integra os planos de Elon Musk de viabilizar a vida humana em outros planetas, especialmente em Marte — objetivo que depende do desempenho indispensável do Super Heavy.
O veículo reutilizável também é peça-chave para o programa Artemis, da NASA, que prevê novos pousos tripulados na Lua a partir de 2027.
Leia mais:
- Elon Musk promete assumir mais riscos após sexta falha do foguete Starship
- SpaceX ganha aprovação para 25 lançamentos do Starship por ano; limite era de 5
VÍDEO | O QUE É STARLINK?