Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Um pessoal que está fumando demais acha que a Lua vai ficar verde no dia 20/04

Por| 18 de Abril de 2018 às 16h20

Link copiado!

Um pessoal que está fumando demais acha que a Lua vai ficar verde no dia 20/04
Um pessoal que está fumando demais acha que a Lua vai ficar verde no dia 20/04

Talvez já tenha passado pelos seus feeds nas redes sociais uma informação de que a Lua vai aparecer na cor verde no céu noturno do dia 20 de abril. A notícia diz, ainda, que o fenômeno, extremamente raro, acontece a cada 420 anos.

Mas basta um pouquinho de atenção às referências nas entrelinhas para sacar que a coisa não passa de um hoax: no universo dos amantes da cannabis, o número 420 é associado à erva, e inúmeras piadas e memes envolvendo o numeral ilustram o assunto. Portanto, dizer que a Lua vai ficar justamente verde no dia 20/04 (data que, nos Estados Unidos, é representada como 4/20), e que o tal fenômeno só se repete a cada 420 anos, já explicita que a tal notícia é só mais uma pegadinha da internet, travestida de notícia de verdade.

E o pior de tudo é que o hoax da "Lua verde" não é algo inédito: desde 2016, pelo menos, a piada já rola pela web. Mas, por algum motivo, a pegadinha vem sendo repetida em 2018, especialmente nesses últimos dias que antecedem o 20 de abril.

Continua após a publicidade

De acordo com o Snopes.com, entre as explicações que os engraçadinhos dão para justificar a existência de tal fenômeno, está o seguinte: "Urano, o sétimo planeta a partir do Sol, se posicionará próximo à Lua [ao observarmos o céu noturno]. O gigante esverdeado estará a apenas quatro graus de distância da Lua. O estranho alinhamento cósmico aparecerá no céu como o equivalente de 8 Luas cheias lado a lado.".

Para começar, Urano é um dos planetas mais distantes do Sol, e somente é possível vê-lo a olho nu, a partir da Terra, dependendo de seu alinhamento durante sua órbita ao redor do Sol – o que não acontece lá com tanta frequência. Outros planetas mais próximos, como Vênus e Marte, acabam sendo visíveis mais frequentemente. Além disso, quando é possível ver Urano no céu sem telescópios, ele aparece como um pontinho de luz em meio às estrelas, não ficando em destaque (muito menos sendo capaz de se alinhar à Lua a ponto de ela parecer como 8 Luas cheias, como dito pelo hoax).

Já quanto à cor da Lua, há quem se pergunte: "mas e os fenômenos da Lua Azul, ou Lua de Sangue?". Explicando a Lua Azul, este é o nome dado a quando há uma segunda Lua Cheia no mesmo mês, sem relação alguma com a cor que ela esteja refletindo. Já a Lua de Sangue, avistada em um tom mais avermelhado, está relacionada a eclipses lunares totais. Quando a Lua está escondida nesse eclipse total, a luz solar não a alcança diretamente, porque está incidindo na Terra. Então, quando há o exato alinhamento do eclipse, a luz do Sol acaba passando pela atmosfera da Terra, incidindo na Lua com tons avermelhados.

No entanto, há raras situações em que a Lua pode aparentar ter uma cor azulada, é verdade. Isso acontece por conta da ação de partículas específicas presentes em nossa atmosfera, e que podem alterar a refração da luz emitida pelo Sol, fazendo com que a Lua pareça estar azulada. Mas, de qualquer maneira, nada de Lua Verde no dia 420, beleza?

Continua após a publicidade

Fonte: Fox News