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Um foguete ainda maior | O que vem por aí na Starship, da SpaceX, após o Voo 11

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti | 

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Divulgação/SpaceX
Divulgação/SpaceX

O 11º voo de teste da Starship foi realizado com sucesso no dia 13 de setembro e marcou a última viagem da Versão 2 (V2) da nave da SpaceX. Agora, a companhia prepara um foguete ainda maior para as próximas decolagens rumo ao espaço.

De acordo com comunicado divulgado pela empresa de Elon Musk, o foco agora é a próxima geração do primeiro estágio — o propulsor Super Heavy — e do estágio superior da nave, conhecido como Ship.

“Esta próxima iteração será usada para os primeiros voos orbitais da Starship, missões operacionais de carga útil, transferência de propelente e muito mais, à medida que avançamos para um veículo totalmente e rapidamente reutilizável, com serviço para a órbita da Terra, a Lua, Marte e além”, destacou a SpaceX.
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Uma versão ainda maior da nave

Uma das mudanças para a próxima geração da Starship diz respeito ao tamanho. A V2 da nave conta com 121 metros de altura somando os dois estágios. De acordo com o que disse Elon Musk em maio de 2025, a Versão 3 (V3) deve chegar a 124,4 metros de altura no total.

Além disso, devem ocorrer outras alterações na nave, como a adoção do motor Raptor 3, versão mais atualizada e potente do sistema de propulsão que alimenta ambos os estágios da Starship.

Durante o webcast do 11º voo de teste, Dan Huot, porta-voz da SpaceX, afirmou que a V3 também contará com atualizações de armazenamento de energia e diversas mudanças na aviônica — sistemas eletrônicos responsáveis por navegação, controle de voo, comunicação e monitoramento de bordo.

Transferência de combustível no espaço

“Uma coisa notável que vocês começarão a ver do lado de fora são esses novos adaptadores de atracação, que usaremos quando juntarmos duas Starships para transferência de propelente”, explicou Huot, destacando que o sistema será testado já em 2026.

Esse mecanismo é crucial para as missões à Lua e Marte que estão no radar da SpaceX. Isso porque os estágios superiores da nave serão lançados com pouco combustível, a fim de economizar massa e permitir o envio de maiores quantidades de carga útil.

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Assim, esses estágios superiores deverão ser reabastecidos na órbita da Terra durante a viagem.

Alterações no Super Heavy

A próxima geração do Super Heavy contará também com um novo tubo de transferência de combustível, uma estrutura metálica que canaliza metano líquido criogênico e oxigênio líquido para os motores Raptor do propulsor.

“Os novos propulsores também terão um estágio quente integrado, muito mais área de ventilação e serão projetados para serem totalmente reutilizáveis”, explicou Huot durante a transmissão.
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O “estágio quente” ao qual o porta-voz se refere marca o ponto de junção entre o Super Heavy e o Ship, o estágio superior.

O novo propulsor também terá três aletas de grade, em vez das quatro da versão anterior. Essas estruturas ajudam o primeiro estágio a retornar à Terra para pousos precisos.

“Mas elas são 50% maiores — muito mais resistentes. Também serão usadas para içar e prender os veículos”, disse Huot.

Atualizações na infraestrutura de lançamento

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Os próximos voos da Starship também contarão com mudanças na infraestrutura de lançamento. Uma delas envolve o içamento e a captura dos estágios da nave, que serão realizados pelos braços de “haste” da torre de lançamento da Starship.

Além disso, haverá um novo suporte de lançamento para o foguete da SpaceX. Até agora, todos os 11 voos de teste decolaram do Orbital Launch Mount 1, na Starbase, no Texas (EUA) — plataforma que ficará inativa durante uma reforma para acomodar a V3.

“Entre muitas outras coisas, estamos instalando um novo suporte de lançamento orbital, um novo sistema de trincheira de chamas e atualizando os ‘pauzinhos’ para futuras capturas”, disse Jake Berkowitz, engenheiro-chefe de propulsão da SpaceX, durante o webcast do dia 13 de setembro.

Segundo Berkowitz, até que a reforma seja concluída, os lançamentos da Starship serão realizados a partir da Plataforma 2, que estará pronta para uso em breve.

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A expectativa da SpaceX é de que a V3 e toda a nova infraestrutura estejam prontas para viabilizar a viagem a Marte em 2026.

Em 2027, a previsão é de que seja lançada a Versão 4 da Starship, com 142 metros de altura e 42 motores Raptor no propulsor. Nesse mesmo ano, o estágio superior da nave deve ser usado pela NASA para levar astronautas à Lua, no âmbito da missão Artemis III.

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Fonte: Space; SpaceX