Um asteroide do tamanho de uma casa passará pertinho da Terra em outubro

Por Redação | 11 de Agosto de 2017 às 08h34

TC4 é o nome do asteroide que dará o que falar nos próximos meses, pois passará pertinho da Terra em outubro. Do tamanho de uma casa, o asteroide não deverá causar nenhum tipo de dano ao nosso planeta, e sua passagem por aqui servirá como uma grande oportunidade de estudo por parte das agências espaciais, como a NASA e a europeia ESA, que contam com o Very Large Telescope, no Chile, para observar o objeto espacial.

Rolf Densing, do European Operations Centre, na Alemanha, confirmou que o TC4 passará “muito perto” da Terra, mais especificamente a 45.061 quilômetros daqui. Considerando que os satélites artificiais que orbitam a Terra estão situados a no máximo 36 mil km, realmente o TC4 estará muito próximo de nossas estruturas físicas.

Apesar de tanta proximidade, os cientistas já conseguiram determinar a trajetória do asteroide, garantindo que não seremos afetados por sua visitinha. Graças a isso, a NASA poderá testar sua rede de detecção de emergências com observatórios distribuídos em diversos locais do mundo. O exercício não somente confirmará as previsões dos especialistas quanto à trajetória do asteroide, como também indicará a rapidez com que os cientistas da agência espacial conseguiriam reagir no caso de um acidente envolvendo a aproximação de um asteroide como o TC4.

Fonte: BGR