Telescópio Hubble regitra imagem mostrando uma infinidade de outros mundos

Por Redação | 02 de Outubro de 2017 às 17h02

Daqui da Terra, nosso Sistema Solar já parece imenso o suficiente. Mas o espaço, que pode ser infinito, conta com uma imensidão de estrelas e planetas e outros objetos por aí que fazem com que o nosso sistema pareça ínfimo. Agora, o telescópio espacial Hubble, da NASA, acaba de registrar uma nova imagem mostrando tantos mundos que mal se pode contabilizá-los.

Cada um dos pontos brilhantes que vemos na imagem envoltos por uma camada difusa é uma galáxia repleta de estrelas, e os pontos desfocados mais ao fundo também são outras galáxias. Já o grande ponto brilhante no canto superior direito da imagem mostra a galáxia gigante NGC 4874, que é dez vezes maior do que a Via Láctea.

A imagem já é surpreendente o suficiente em um tamanho pequeno, mas, ao visualizá-la em sua resolução total, é possível descobrir ainda mais pontos que, na verdade, são galáxias ou aglomerados de estrelas. São tantas estrelas reunidas em uma só imagem que ainda não foi possível contabilizá-las em sua totalidade.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Ainda, cada uma das estrelas exibidas na imagem podem ter em sua órbita pelo menos um planeta, e cada um desses planetas pode ter pelo menos um satélite natural. Vale lembrar que sistemas estelares normalmente contam com vários planetas em sua órbita, e existem planetas com dezenas de luas (como é o caso de Saturno, com suas 53 luas conhecidas).

As galáxias exibidas na imagem do Hubble estão localizadas a mais ou menos entre 350 milhões e bilhões de anos-luz a partir da Terra.

Fonte: BGR