Telescópio espacial Kepler inicia sua última rodada de observações

Por Carlos Dias Ferreira | 06 de Setembro de 2018 às 17h47
photo_camera NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre

NASA

Depois de passar boa parte do mês passado em hibernação para a transmissão de dados à Terra, o telescópio espacial Kepler voltou a operar no dia 29 de agosto para uma última rodada de observações.

Lançado em 2009 e com um histórico de 18 missões relacionadas à identificação de exoplanetas, o telescópio deve permanecer em operação enquanto durarem suas reservas de combustível — cujo status, curiosamente, não pode ser transmitido à NASA.

Segundo informações da agência espacial, entretanto, o Kepler precisou ser reconfigurado após “comportamento inesperado” resultante do último conjunto de manobras — o que pode prejudicar as próximas observações. “Indícios preliminares apontam para uma performance degradada em alguma medida”, disse a instituição em seu site oficial. “A NASA continuará a monitorar a integridade e o desempenho da espaçonave”.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Até o momento, o telescópio espacial Kepler forneceu dados suficientes para a descoberta de 2 mil planetas localizados fora do sistema solar.

Fonte: NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.