Starship: SpaceX marca 7º teste de voo do maior foguete do mundo
Por Danielle Cassita |
O foguete Starship, da SpaceX, deve voar em seu sétimo teste de voo na próxima segunda (13). De acordo com informações da empresa de Elon Musk, o lançamento vai acontecer em Starbase, no Texas, às 19h no horário de Brasília. Como de costume, a transmissão da missão no X, antigo Twitter, deve começar com cerca de 35 minutos de antecedência.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Após teste bem-sucedido, o que a SpaceX deve aprontar com o Starship?
- Vídeo incrível mostra como foi pouso do foguete Starship, da SpaceX
A SpaceX vai tentar algumas novidades na próxima missão — uma delas é a tentativa de liberação de 10 réplicas de satélite que têm peso e tamanho similares aos Starlink, os satélites de internet da companhia. “Os Starlink simulados vão estar na mesma trajetória suborbital que o Starship, com pouso planejado no oceano Índico”, explicou a empresa.
Já o Super Heavy, o propulsor do foguete, vai voar com um motor Raptor do booster lançado e recuperado no 5º teste de voo. Esta é a primeira vez em que o booster do veículo vai ser lançado com um componente que já foi usado antes.
O Starship e o propulsor Super Heavy formam um veículo com 122 m de altura, o maior do mundo. O protótipo do veículo já foi lançado seis vezes — os dois primeiros testes de voo aconteceram em 2023, e os demais, no ano passado.
Vale recordar a missão lançada em outubro, quando a SpaceX conseguiu um procedimento ousado: naquele dia, os braços da torre de lançamentos “agarraram” o Super Heavy após seu retorno. A empresa deve tentar o procedimento outra vez na próxima missão.
Leia também:
Exploração espacial: 5 missões que você não pode perder em 2025
Starship: estrondo de foguete da SpaceX é tão alto que pode danificar prédios
Vídeo: O que é Starlink?