Publicidade

SpaceX recebe autorização para lançar nave Starship da Estação de Cabo Canaveral

Por  |  • 

Compartilhe:
Reprodução/SpaceX
Reprodução/SpaceX

A Força Aérea dos Estados Unidos concedeu à SpaceX a permissão para utilizar a Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, localizada na Flórida, para realizar lançamentos da nave Starship. Com a autorização, a empresa de Elon Musk poderá desenvolver o Complexo de Lançamento Espacial 37 (SLC-37, na sigla em inglês) para as decolagens do veículo.

Até o momento, a empresa utilizou a Starbase — sua própria instalação, localizada no estado do Texas — para fazer todos os 11 testes já realizados com o maior e mais potente foguete já construído. 

O SLC-37 teve sua construção iniciada em 1959, com o intuito de dar apoio às missões Apollo da NASA. O local conta com duas plataformas, SLC-37A e SLC-37B — mas apenas a segunda foi utilizada.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Entre 1964 e 1968, a plataforma SLC-37B foi utilizada para realizar oito decolagens dos foguetes Saturn I e Saturn IB, cruciais para testes e lançamentos do programa Apollo. O último voo a partir do local foi realizado em 2024, com o foguete Delta IV, da United Launch Alliance (ULA).

SpaceX afirma que já iniciou a construção no SLC-37

Em uma publicação feita no seu perfil oficial no X (antigo Twitter), a SpaceX informou que já iniciou a construção das novas instalações do SLC-37, em Cabo Canaveral, com o objetivo de preparar o local para as futuras decolagens da Starship. O local poderá ser utilizado para 76 lançamentos e 152 aterrissagens da Starship a cada ano.

A postagem também faz referência ao objetivo da empresa de usar uma terceira base de lançamentos localizada na Flórida, o Centro Espacial Kennedy (KSC, na sigla em inglês), da NASA. Atualmente, a companhia constrói a infraestrutura para lançamentos da Starship no Complexo de Lançamento 39A (LC-39A) do KSC.

“Com três plataformas de lançamento na Flórida, a Starship estará pronta para apoiar a segurança nacional dos Estados Unidos e os objetivos do programa Artemis, à medida que o principal porto espacial do mundo continua a evoluir para permitir operações semelhantes às de um aeroporto”, celebrou a empresa de Elon Musk na postagem.

A citação ao Programa Artemis demonstra a importância da Starship. A expectativa é que o estágio superior da nave seja utilizado pela NASA para levar astronautas à Lua na missão Artemis III. Além disso, Elon Musk aposta que futuras versões do veículo vão viabilizar a exploração humana em Marte.

Continua após a publicidade

Implantação de "medidas de mitigação" de riscos

Apesar da liberação e anúncio da SpaceX de que já iniciou as construções no local, a Força Aérea dos EUA informou no documento de autorização que implantará "medidas de mitigação". O intuito é minimizar os impactos ambientais que possam ser causados pela construção, lançamentos e pousos da Starship no SLC-37. 

"Quando a mitigação exigir restauração ou compensação de habitat, o custo dessa restauração ou compensação será determinado com base na quantidade de habitat das espécies que for permanentemente perdida devido à construção", informou a Força Aérea.

Leia mais: 

Continua após a publicidade

VÍDEO: CURIOSIDADES SOBRE A LUA

Fonte: Space