SpaceX já tem data para lançar o voo 11 do Starship — será o último da Versão 2
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

A SpaceX anunciou, nesta segunda-feira (29), que o voo 11 do Starship deve decolar no dia 13 de outubro. Essa será a última viagem da Versão 2 do foguete, que deve evoluir para novas fases de desenvolvimento.
- Após sucesso do Voo 10 do Starship, SpaceX prepara um megafoguete ainda maior
- Anatomia do Starship | Saiba como é o foguete gigante da SpaceX que vai a Marte
- Starship | Acidentes, rumores sobre falhas e a previsão de lançamento para 2026
A empresa de Elon Musk informou que a janela de lançamento terá início às 20h15, e a expectativa é que a missão seja baseada nas demonstrações bem-sucedidas do décimo teste de voo do Starship, realizado no dia 26 de agosto.
Os experimentos devem coletar dados para o Super Heavy, propulsor do primeiro estágio da espaçonave, incluindo testes do escudo térmico e manobras de retorno.
O propulsor vai acionar cinco motores Raptor para ajustar sua descida — no voo 10, foram utilizados três. A mudança já tem como objetivo preparar o caminho para a Versão 3 do Starship.
Experimentos com o estágio superior
Em relação ao estágio superior da nave — chamado de Ship —, o teste deve contar com a implantação de mais oito simuladores Starlink, com dimensões semelhantes às de instrumentos de observação da próxima geração.
Os experimentos também incluirão mudanças operacionais voltadas a permitir futuros retornos do Ship após o lançamento.
“Para imitar a trajetória que uma nave fará em voos futuros de retorno à Starbase, a fase final da trajetória da Starship no Voo 11 inclui uma manobra de inclinação dinâmica e testará algoritmos de orientação subsônica antes de uma queima de combustível e amerissagem no Oceano Índico”, destacou a empresa.
Preparação para versões 3 e 4 do Starship
Os testes realizados com a Versão 2 do Starship servirão como base para as viagens previstas para 2026 da Versão 3, que já deve estrear no voo 12 do veículo da SpaceX. Essa atualização terá 124,4 metros de altura — ligeiramente maior que o modelo atual, de 121 metros.
A Versão 4 deve ser ainda maior, atingindo 142 metros. Em uma publicação feita em sua conta oficial no X (antigo Twitter) em 26 de agosto, Elon Musk afirmou que a V4 terá 42 motores e deve voar em 2027.
O objetivo das atualizações do Starship é abrir caminho para a SpaceX intensificar as viagens rumo à próxima janela de lançamento para Marte, prevista entre 2028 e 2029.
A espaçonave integra os planos de Musk de viabilizar a vida humana no Planeta Vermelho. Além disso, o veículo reutilizável é peça-chave para o Programa Artemis, da NASA, que prevê novos pousos tripulados na Lua a partir de 2027.
Leia mais:
- VÍDEO | Mas, já? SpaceX faz testes do propulsor antes do 11º voo do Starship
- Tartarugas e nudistas terão que se mudar... SpaceX quer lançamentos na Flórida
- SpaceX ganha aprovação para 25 lançamentos do Starship por ano; limite era de 5
VÍDEO | CURIOSIDADES SOBRE A LUA
Fonte: SpaceX