Publicidade

SpaceX cancela lançamento do 10º voo da Starship pelo segundo dia consecutivo

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti | 

Compartilhe:
Divulgação/SpaceX
Divulgação/SpaceX

Não decolou. A SpaceX cancelou nesta segunda-feira (25) — pelo segundo dia consecutivo — o décimo teste de voo do foguete Starship. O anúncio do cancelamento foi feito às 21h02 (horário de Brasília), pouco menos de 30 minutos antes do fim da janela de decolagem, que teve início às 20h30.

Uma nova tentativa de voo deve ocorrer nesta terça-feira (26), em uma janela de uma hora — das 20h30 às 21h30.

De acordo com a empresa de Elon Musk, o novo adiamento ocorreu devido às condições climáticas na região da Starbase, localizada no sul do Texas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“Adiando a tentativa de teste de voo de hoje devido ao clima. A equipe da Starship está determinando a próxima melhor oportunidade disponível para voar”, publicou a companhia em seu perfil oficial no X (antigo Twitter).

Musk também recorreu às redes sociais para destacar que o lançamento precisou ser cancelado por causa de “nuvens negras” que pairavam sobre o local, alertando para o risco de raios.

Cancelamento número 1

O primeiro cancelamento do décimo teste ocorreu no domingo (24), cerca de 17 minutos antes da abertura da janela de lançamento, prevista para 20h30. Segundo a SpaceX, o adiamento foi necessário para “resolver um problema nos sistemas de solo”.

A anomalia citada envolvia tanto a plataforma de lançamento da Starbase quanto a infraestrutura de suporte ao redor, essenciais para a decolagem da nave.

Características da Starship

Continua após a publicidade

O Starship é considerado o foguete mais poderoso já construído. Ele é formado pelo propulsor Super Heavy — com 70 metros de altura — e pelo estágio superior conhecido como Ship — de 52 metros.

Ambas as estruturas são feitas em aço inoxidável e utilizam motores Raptor, considerados de última geração. Além disso, a nave pode transportar até 150 toneladas de carga útil e foi projetada para ser totalmente reutilizável.

A expectativa é que a Starship seja usada nos planos de Musk de levar humanos a Marte. O foguete também é peça-chave para o programa Artemis, da NASA, que visa levar astronautas de volta à Lua.

Continua após a publicidade

Leia mais: 

VÍDEO | CURIOSIDADES SOBRE A LUA

Continua após a publicidade

Fonte: SpaceX