Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sondas Solar Orbiter e BepiColombo realizarão sobrevoo duplo em Vênus

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Agosto de 2021 às 12h36

Link copiado!

NASA/JPL
NASA/JPL

Em breve, as missões Solar Orbiter e BepiColombo, ambas da Agência Espacial Europeia (ESA) em parceria com outras agências espaciais, vão sobrevoar Vênus de pertinho. As duas sondas irão realizar sobrevoos do planeta nos dias 9 e 10 de agosto, respectivamente, separados por um intervalo de apenas 33 horas. A ideia da “visita” é perderem um pouco de energia orbital para que, assim, possam seguir viagem rumo a seus destinos — a Solar Orbiter observará o Sol, enquanto a BepiColombo estudará o planeta Mercúrio.

A Solar Orbiter é uma missão realizada através de uma parceria entre a ESA e a NASA, e segue se aproximando do Sol gradualmente para poder observar os polos do astro. Para isso, a nave precisa realizar sobrevoos em Vênus para mudar sua inclinação orbital e, assim, se aproximar da nossa estrela de pouco a pouco para entender melhor o ciclo de atividade solar de 11 anos. Assim, essa nova passagem acontecerá no dia 9 de agosto e, durante o momento de maior proximidade, o orbitador estará a 7.995 km de Vênus.

Continua após a publicidade

Já a BepiColombo é o resultado de uma parceria entre a ESA e a JAXA (a agência espacial japonesa), que segue viagem com destino a Mercúrio e deverá alcançá-lo em 2025. Para isso, a sonda precisa de um impulso gravitacional na Terra, dois em Vênus e seis em Mercúrio. Desta vez, a BepiColombo irá sobrevoar Vênus às 10h48 (horário de Brasília) no dia seguinte, à altitude de apenas 550 km. Como resultado, as visitas das duas sondas irão proporcionar uma ótima oportunidade para estudos de Vênus e de seu ambiente em diferentes localizações — principalmente aquelas que não poderiam ser vistas por um orbitador típico.

Infelizmente, como a câmera da Solar Orbiter deverá se manter voltada para o Sol e a da BepiColombo é protegida por um módulo de transferência, nenhuma das missões deverá fazer fotos de Vênus em alta resolução. A boa notícia é que duas das três câmeras de monitoramento desta última missão estarão registrando o momento da aproximação do planeta e de Vênus se afastando, conforme a BepiColombo segue viagem — a expectativa é que o planeta ocupe todo o campo de visão da câmera quando estiver na proximidade máxima. A primeira imagem deverá ficar disponível na noite do dia 10 de agosto, e as demais, no dia seguinte.

Continua após a publicidade

Aliás, vale lembrar que há outro sobrevoo programado para cada uma das missões ainda neste ano. Logo no início de outubro, a BepiColombo deverá realizar o primeiro de seis sobrevoos de Mercúrio a apenas 200 km de distância do planeta. Já em novembro, a Solar Orbiter irá fazer seu último sobrevoo pela Terra, a 460 km de distância do nosso planeta, para dar início à sua missão principal — mas a sonda ainda deverá sobrevoar Vênus regularmente para aumentar a inclinação de sua órbita e, assim, conseguir observações melhores dos polos do Sol.

Fonte: ESA