Sonda Juno se aproxima novamente de Júpiter e envia novas imagens incríveis

Por Patrícia Gnipper | 27 de Dezembro de 2018 às 13h09
Tudo sobre

NASA

Saiba tudo sobre NASA

Ver mais

Lançada em 2011 pela NASA e entrando na órbita de Júpiter em julho de 2016, a sonda Juno já nos proporcionou diversas descobertas sem precedentes sobre o maior gigante gasoso do Sistema Solar, além de nos enviar imagens sensacionais mostrando a complexa e bela atmosfera do planeta. Agora, em seu 17º Perijove (o ponto em que a nave fica mais próxima do planeta), a Juno acaba de nos enviar mais um lote de imagens de tirar o fôlego.

As fotos são do polo norte joviano, com a sonda fazendo novos contatos aproximados com o planeta a cada 53 dias. A principal missão da Juno, na verdade, é estudar o campo magnético e o campo gravitacional do gigante, também ajudando os cientistas a compreenderem melhor a composição interna de Júpiter. Mas, claro, a sonda foi equipada com sensores e câmeras para que, no caminho, registrasse fotos sem precedentes, com detalhes impressionantes.

O último Perijove aconteceu no dia 21 de dezembro, com a NASA esperando ver mais imagens da fraca aurora do planeta. E a JunoCam registrou fotos aproximadas dos topos das nuvens do polo norte de Júpiter, com os especialistas em processamento de imagens da agência espacial tendo, então, muito trabalho para fazer neste fim de ano.

E alguns deles já anteciparam fotografias para matar a nossa curiosidade, como é o caso das publicações abaixo feitas no Twitter:

Fonte: Geekwire

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.