Sonda Juno mostra beleza de Júpiter com riqueza de detalhes em nova fotografia
Por Patricia Gnipper |
Lançada em 2011 e chegando a seu destino final — o planeta Júpiter — em 2016, a sonda Juno, da NASA, já nos enviou várias imagens deslumbrantes do gigante gasoso, e continua mostrando que Júpiter é ainda mais belo do que sabíamos.
Nesta semana, a agência espacial dos Estados Unidos nos deixou boquiabertos mais uma vez ao divulgar uma imagem recente registrada com a JunoCam, a câmera de alta resolução instalada na Juno. Na foto, vemos a região do planeta onde fica a Grande Mancha Vermelha, que é uma tempestade gigantesca que acontece no hemisfério sul de Júpiter, e podemos ver os desenhos da atmosfera joviana com uma riqueza de detalhes incrível.
A imagem foi tirada no dia 12 de fevereiro deste ano, e é resultado da junção de 3 fotos individuais que posteriormente foram coloridas, respeitando as cores verdadeiras do planeta, e reunidas para montar uma única foto em alta resolução. No momento dos cliques, a Juno estava entre 26 mil e 93 mil quilômetros acima da atmosfera do planeta.
Em comunicado oficial, a NASA revelou que o responsável pela criação da imagem final, usando imagens originais da Juno, foi o cientista cidadão Kevin M. Grill. Todas as imagens cruas registradas pela JunoCam ficam disponíveis no site da missão, e qualquer pessoa que tiver habilidades de processamento de imagens pode não somente baixar os registros para fazer seus próprios tratamentos, como também enviar o resultado final à NASA — se a imagem chamar a atenção da agência, ela pode ser divulgada ao mundo como aconteceu com esta bela imagem de Júpiter feita por Kevin M. Grill.
Fonte: NASA