Sol dispara uma das explosões mais fortes e causa apagões de rádio
Por Danielle Cassita |

O Sol disparou no domingo (29) uma explosão de partículas de classe X 1.1, ou seja, foi um dos fenômenos mais fortes do tipo. O evento aconteceu na parte nordeste do nosso astro às 4h18 no horário de Brasília, e causou blecautes de rádio em partes da Terra.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Vídeo do Sol mostra explosão forte em direção à Terra
- Talvez o Sol já esteja em atividade máxima. O que isso significa?
Segundo o Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, os cientistas estão verificando se o evento causou uma ejeção de massa coronal (ou "CME", na sigla em inglês).
As CMEs são grandes explosões de partículas solares que podem levar desde dias até algumas horas para chegar à Terra. Quando atingem nosso planeta, estas partículas podem causar uma série de efeitos, como auroras boreais coloridas e interferências em satélites e redes elétricas.
Embora esta tenha sido uma das explosões mais fortes que o Sol é capaz de lançar, vale lembrar que este não foi nem de longe um dos eventos mais intensos causados por nosso astro. Por enquanto, o título pertence à explosão ocorrida em outubro, que foi a terceira mais forte desde 2011 e a maior desde 2005.
Leia também:
Sol libera erupção do tipo mais forte e causa blecautes de rádio
Sol libera explosão rara, mas Terra “escapa”; assista o vídeo
Vídeo: ETs vão invadir a Terra?
Fonte: SWPC