Satélite Starlink vira bola de fogo nos céu dos EUA; veja vídeos
Por Danielle Cassita |

Um satélite Starlink mergulhou na atmosfera e se tornou uma verdadeira bola de fogo no céu dos Estados Unidos na terça (28). O incidente com o satélite da SpaceX, empresa aeroespacial de Elon Musk, foi registrado por observadores em Wisconsin, Michigan e Illinois.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Modo Satélite | Como ver as casas por cima no Google Maps
- Satélite tira foto da ISS a apenas 69 km de distância
A Sociedade Americana de Meteoros recebeu mais de 60 relatos de observadores que viram o evento e o registraram em fotos e vídeos. Um deles, gravado pelo observador John Aubert, mostra a bola de fogo brilhando em meio às árvores e perto do telhado de uma casa.
“Uau. Algo grande acabou de se despedaçar sobre o norte de IllioIllinois. Que visão!”, escreveu um usuário em uma publicação no X, o antigo Twitter. No vídeo, é possível ver os detritos em chamas se espalhando pelo céu.
Para Jonathan McDowell, astrônomo do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, não há dúvidas. Ele monitora reentradas de satélites, e acredita que o evento em questão foi causado pelo Starlink 5693, que estava caindo gradualmente da sua órbita.
“O Starlink 5693 parece ter reentrado sobre a área sul de Wisconsin/Michigan por volta de 3h03 a 3h05 UTC de 29 de janeiro (21h03 a 21h05 CST) e foi amplamente observado de regiões vizinhas, incluindo Chicago”, escreveu ele no X.
O 5693 foi apenas um dos milhares de satélites Starlink lançados pela SpaceX para expandir sua megaconstelação de internet e fornecer conexão de alta velocidade em nosso planeta. Os Starlink costumam ser lançados em grupos de 20 unidades ou mais, e costumam permanecer na órbita baixa da Terra por cinco anos.
Quando chega o fim das suas atividades, os satélites da SpaceX usam seus propulsores para diminuir a altitude gradualmente a até 250 km, quando o arrasto dos gases atmosféricos os desacelera o suficiente para saírem do espaço. O processo dura quase uma semana e resulta nas imagens que você viu acima.
Leia também:
- Como um satélite que “sumiu” foi encontrado após 25 anos
- Satélite do Japão fica a apenas 50 m de foguete descartado e tira fotos
Vídeo: O que é Starlink?
Fonte: Space.com