Satélite chinês fotografa lado afastado da Lua com a Terra ao fundo

Por Patrícia Gnipper | 05 de Fevereiro de 2019 às 18h20
Dwingeloo Radio Observatory

Na órbita da Lua desde junho do ano passado, o satélite chinês Longjiang-2 foi lançado junto com o satélite Queqiao, este que faz a retransmissão dos dados entre a sonda Chang'e 4, que está no lado afastado da Lua, e a Terra. Ambos os satélites trabalham em conjunto para garantir a transmissão de dados com sucesso, e agora o Longjiang-2 acaba de nos presentear com uma bela fotografia do lado afastado da Lua com a Terra ao fundo da mesma imagem.

O telescópio de rádio Dwingeloo (na Holanda) baixou a imagem nesta terça-feira (5), sendo que, no domingo (3), foi enviado um comando para o satélite aproveitar a oportunidade, de acordo com sua localização naquele momento, de fazer esse registro.

Durante os primeiros dias após o pouso da Chang'e 4 no lado afastado da Lua, o satélite precisou ser silenciado para não interferir nas comunicações entre a sonda e a Terra, sendo religado no último final de semana. Então, foi possível fazer o registro, sendo esta a primeira vez em que o Longjiang-2 capturou todo o lado afastado da Lua e a Terra em uma única imagem — e novas fotografias devem chegar nos próximos dias.

Fonte: CAMRAS

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.