Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Saiba como os planetas do Sistema Solar se movem com estes 3 vídeos didáticos

Por| 13 de Dezembro de 2019 às 18h25

Link copiado!

Clare Harrison
Clare Harrison

Você já parou para pensar em como os planetas do Sistema Solar se movimentam (incluindo as inclinações em relação ao plano orbital ou a velocidade, por exemplo)? Com essa questão em mente, o cientista James O'Donoghue, ex-funcionário da NASA e que atualmente trabalha na JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) compartilhou alguns vídeos em sua conta do Twitter, que trazem à tona justamente as características orbitais de cada um dos oito planetas oficiais em nosso sistema.

No primeiro vídeo, O'Donoghue mostra a duração da rotação de cada um dos planetas: enquanto Mercúrio leva 58 dias e 16 horas para completar esse processo, Vênus demora 243 dias e 26 minutos para realizar o movimento de rotação. A Terra, é claro, leva as 24 horas (melhor dizendo, 23 horas e 54 minutos) que já conhecemos. Por sua vez, Marte leva apenas um pouco mais que a Terra: 24 horas e 36 minutos. Jupiter é bem ligeiro no quesito rotação, terminando o movimento em apenas 9 horas e 55 minutos. Saturno vem logo atrás, com 10 horas e 33 minutos. Urano, por sua vez, leva 17 horas e 14 minutos, enquanto Netuno cumpre a rotação em 16 horas.

Em seguida, por meio de outro tuíte, o cientista mostra não só a velocidade com que cada planeta se move em comparação ao outro, mas também as inclinações em relação ao plano orbital. "Na escala: 8 planetas + 2 planetas anões! Objetos em escala relativa em tamanho e velocidade de rotação. As inclinações para cada planeta são encontradas pela regra da direita - feche a mão, mantenha o polegar afastado: a direção da rotação é dada pelos dedos, enquanto o polegar aponta para o norte", explica O'Donoghue na legenda que acompanha a publicação. Com isso, é possível acompanhar como é que é, "na prática", a rotação de cada um dos planetas:

Continua após a publicidade

Por sua vez, em um terceiro tuíte, O'Donoghue explica as velocidades relativas da órbita. Em outras palavras, o cientista compara a Terra em relação à sua órbita ao redor do Sol com a órbita do Sol ao redor da Via Láctea e a velocidade da Via Láctea por meio da radiação cósmica.

E se você achou interessante saber a diferença da rotação dos planetas, talvez também queira entender a origem mitológica dos nomes de planetas e luas do Sistema Solar. E não deixe de acompanhar a cobertura diária que o Canaltech faz sobre Ciência e Espaço!

Continua após a publicidade

Fonte: Twitter (1, 2, 3)