Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rover Mars 2020 já está pronto para montagem e testes na NASA

Por| 11 de Abril de 2018 às 18h45

Link copiado!

NASA
NASA

A NASA quer lançar o rover Mars 2020 para Marte ainda em 2020, e, agora, oficialmente iniciaram a fase de desenvolvimento das operações de montagem, testes e lançamentos, chamada de fase ATLO, da sigla em inglês.

Agora, as peças do veículo vão para o centro de montagem espaciais High Bay 1, no laboratório de propulsão de Pasadena, na Califórnia, onde os engenheiros começam a trabalhar na fase de descida do rover no planeta. Ele só sairá de lá para testes e para o lançamento.

"Partes dessa missão estão vindo do outro lado do mundo, algumas estão vindo de Pasadena, e algumas estão vindo literalmente da rua a alguns edifícios de distância", disse David Gruel, gerente da ATLO, em nota oficial da NASA.

O rover Mars 2020 é um carro robotizado autônomo com seis rodas e pesa 899 quilos. Para fazer esta decida, a NASA já desenvolveu uma espécie de guindaste com foguetes para colocar o veículo com segurança no solo.

Continua após a publicidade

Mesmo “quase pronto”, ainda se espera que os cientistas continuem trabalhando no projeto por pelo menos um ano e meio, adicionando alguns sistemas secundários como de energia, telecomunicações, térmicos e de navegação. Com tudo desenvolvido, eles terão ainda que montar de fato o veículo para os testes finais. O projeto é de que o robô seja lançado em julho de 2020 e consiga coletar ainda mais dados da geologia de Marte, ajudando a compreender se o planeta tem potencial para abrigar algum tipo de vida.

O rover carregará um instrumento projetado para gerar oxigênio a partir da fina atmosfera dominada por dióxido de carbono de Marte, o que ajudará a saber quais são os perigos para missões tripuladas ao Planeta Vermelho.  Por fim o Mars 2020 também vai coletar rochas, amostras do solo e trazer tudo isso de volta à Terra para estudos.

Fonte: Fox News