Publicidade

Rocket Lab entra no ramo de foguetes reutilizáveis, mas com método bem diferente

Por| 08 de Agosto de 2019 às 10h53

Link copiado!

Rocket Lab entra no ramo de foguetes reutilizáveis, mas com método bem diferente
Rocket Lab entra no ramo de foguetes reutilizáveis, mas com método bem diferente

A Rocket Lab, sediada na Califórnia, EUA, é a mais nova empresa espacial a investir nos foguetes reutilizáveis. O presidente-executivo anunciou na última terça-feira (6) que pretende começar a recuperar e relançar o primeiro estágio do foguete Electron em um futuro próximo.

Entretanto, a abordagem da Rocket Lab será bem diferente daquela utilizada pela SpaceX ou Blue Origin. No caso das empresas de Elon Musk e Jeff Bezos, os foguetes aterrissam verticalmente depois de desacelerar a descida com propulsão. Já o Electron fará isso de maneira bem mais simples: ele vai descer de para-quedas e será pego por um helicóptero, que então o levará a uma embarcação.

Peter Beck, fundador da Rocket Lab, revelou seu plano "Small Satellite Conference", em Utah, e afirmou que as últimas missões da empresa já reuniram dados que deverão ajudar a equipe na tarefa de recuperar o foguete. O vídeo abaixo mostra como o Electron será capturado através de uma corda, que permanecerá na posição horizontal com a ajuda de um balão.

Continua após a publicidade

A ideia é tornar o pequeno Electron ainda mais econômico. Ele tem apenas 17 metros de altura — para se ter uma ideia, o Falcon 9, da SpaceX, tem 70 metros — e leva para a órbita pequenas cargas por cerca de US$ 5 milhões por decolagem. Tentar recuperar o veículo com propulsão, como faz a empresa de Musk, faria com que o Electron se tornasse um foguete de tamanho médio, e isso não está nos planos da Rocket Lab.

Beck ainda destacou várias vezes que a principal missão da sua empresa é aumentar a frequência de lançamentos. "Frequência de lançamento é a coisa que vai mudar este setor e, francamente, mudar o mundo", disse ele. "Porque, se conseguirmos colocar esses sistemas em órbita com rapidez e confiabilidade, com frequência, podemos inovar muito mais e criar muito mais oportunidades."

A data para o início dos testes de recuperação com helicóptero ainda não foi revelada.

Fonte: Space.com