Publicidade

Reparo complexo será feito do lado de fora da ISS nesta sexta-feira (15)

Por| 14 de Novembro de 2019 às 13h33

Link copiado!

ESA/NASA
ESA/NASA

Os consertos do AMS-02 serão iniciados nesta sexta-feira (15) quando o astronauta italiano Luca Parmitano será o primeiro europeu a liderar uma caminhada espacial do lado de fora da Estação Espacial Internacional (ISS). Os preparativos já estão praticamente encerrados e a Agência Espacial Europeia (ESA) fará uma transmissão ao vivo na internet para que possamos acompanhar a operação em tempo real.

Por volta das 9h05 (horário de Brasília), Parmitano e o astronauta da NASA Andrew Morgan sairão da ISS para o mais complexo reparo já feito no espaço desde os reparos realizados no telescópio espacial Hubble. A transmissão da ESA começa uma hora antes, com convidados que farão comentários e darão breves explicações sobre todo o processo.

Esta será a primeira de quatro caminhadas espaciais programas para reparar o sistema de resfriamento do AMS-02, que é um instrumento desenvolvido para estudar a matéria escura presente no universo. Ferramentas especiais foram enviadas à ISS para isso, e a pretensão das agências espaciais é estender o tempo de vida útil do instrumento, que não foi projetado para ser consertado no espaço. Instalado em 2011, o equipamento funcionou até 2014 em perfeitas condições e, desde então, até coleta alguns dados, mas apresenta falhas em seu sistema de resfriamento — este que precisa de reparos.

Continua após a publicidade

Durante o spacewalk com a dupla do lado de fora da ISS, do lado de dentro as astrounautas da NASA Christina Koch e Jessica Meir operarão o braço mecânico Canadarm2. Essa tarefa é essencial para ajudar Parmitano a alcançar o local de reparo, que tem difícil acesso.

Quem quiser acompanhar a transmissão ao vivo, só precisa acessar a ESA Web TV a partir das 8h50 de sexta-feira (15), no horário de Brasília.

Fonte: ESA