Relâmpagos parecem sair da Via Láctea na foto do dia escolhida pela NASA
Por Daniele Cavalcante |
Uma fotografia que mostra relâmpagos abaixo da Via Láctea no céu noturno foi escolhida nesta quarta-feira (4) pela NASA como sua “Imagem Astronômica do Dia”. Ela foi capturada em junho pelo fotógrafo italiano Ivan Pedretti, no extremo sul da ilha Sardenha, e recebe o nome de “Electric Night”.
Além de compartilhar a imagem em seu site, a NASA também publicou a descrição de um astrônomo profissional sobre o que está acontecendo no cenário. "Pode parecer, a princípio, que a galáxia está produzindo raios, mas na verdade é a Terra" quem faz isso, diz a nota.
"Ao longe, no mar Mediterrâneo, uma tempestade ameaça com vários raios elétricos, capturados juntos durante essa exposição de 25 segundos com uma [lente] grande angular". As rochas e arbustos visualizados em primeiro plano, na parte inferior da imagem, estão perto do famoso hotel Faro Capo Spartivento, localizado no ponto mais meridional da Sardenha.
"Muito mais longe, espalhadas pelo céu, existem centenas de estrelas na vizinhança do nosso Sol na Via Láctea", finaliza a nota. Inclinando-se do centro para o canto superior esquerdo, há bilhões de estrelas que formam a parte central da galáxia.
Outros trabalhos de Ivan Pedretti têm como cenário a noite na Sardenha, sendo a Via Láctea um dos elementos bastante recorrentes nas fotografias. Você pode conferir mais imagens do fotógrafo em seu site oficial The Wildlife Moments.
Fonte: NASA