Publicidade

Que tal ler a tese de doutorado de Stephen Hawking na íntegra pela internet?

Por| 23 de Outubro de 2017 às 16h36

Link copiado!

Que tal ler a tese de doutorado de Stephen Hawking na íntegra pela internet?
Que tal ler a tese de doutorado de Stephen Hawking na íntegra pela internet?

Stephen Hawking é detentor de uma das mentes mais brilhantes da história da humanidade. O físico teórico e cosmólogo britânico obteve seu doutorado em cosmologia em 1966, na Trinity Hall, em Cambridge, sob o tema "Propriedades dos universos em expansão" e, depois disso, tornou-se pesquisador e professor. E, agora, a universidade decidiu disponibilizar a tese de Hawking na íntegra e gratuitamente pela internet.

Começando com a frase "algumas implicações e consequências da expansão do universo examinadas", o resumo da tese de doutorado de Hawking já dá indícios do peso que essa obra teria logo após sua publicação, ainda mais na década de 1960. A leitura, que não é leve para leigos, mergulha em alguns tópicos cosmológicos que seguem em debate até os dias atuais, com referências à teoria de Hoyle-Narlikar sobre a gravitação e "perturbações de um universo expansível espacialmente isotrópico e homogêneo".

O autor deu a devida permissão à universidade para que o documento fosse disponibilizado dessa maneira, declarando que "é maravilhoso ouvir quantas pessoas já mostraram interesse em baixar minha tese, e espero que não fiquem desapontadas agora que finalmente tenham acesso a ela", com um tom de bom humor.

Continua após a publicidade

Com essa atitude, Cambridge e Hawking esperam que o livre acesso à tese do cientista acabe incentivando outras instituições e autores a também disponibilizar seu trabalho. "Qualquer um, em qualquer lugar do mundo, deve ter acesso livre e sem obstáculos não apenas à minha pesquisa, mas a pesquisas de todas as grandes e inquisitivas ideias em todo o espectro da compreensão humana", declarou o cientista.

Fonte: Cambridge, CNet