Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Protótipo SN8 do Starship enfrenta problemas em teste de ignição estática

Por| 14 de Novembro de 2020 às 17h00

Link copiado!

Mary/Jack Beyer/NASASpaceflight
Mary/Jack Beyer/NASASpaceflight
Tudo sobre SpaceX

No início da semana, a SpaceXrealizou o segundo teste de ignição estática com o protótipo SN8, o atual do foguete Starship, e tudo correu bem durante o procedimento. Já o terceiro teste, realizado na noite de quinta-feira (12), o cenário mudou e os resultados não foram satisfatórios: pouco depois do teste, um material pareceu escorrer da base do foguete.

Como o nome indica, os testes de ignição estática são feitos com a ativação dos motores, mas o foguete se mantém preso ao solo. Assim, após o procedimento, houve o vazamento de material da base do foguete, algo que não deveria acontecer. A SpaceX e Elon Musk, CEO da empresa, confirmaram pouco depois que houve algo fora do planejado; em sua conta do Twitter, Musk comentou que a pneumática do veículo foi perdida e o motivo era desconhecido, e mencionou também que esperava que o disco de ruptura fosse acionado para aliviar a pressão. Na prática, isso significa que os sistemas hidráulicos necessários para operar as válvulas do foguete saíram do controle.

Continua após a publicidade

Felizmente, algum tempo depois, Musk confirmou que o disco cumpriu sua tarefa e tudo pareceu estar bem com o veículo. Esses discos são dispositivos de uso único que, assim como as válvulas, têm a função de selar partes dos sistemas dos veículos; quando são abertos, eles aliviam a pressão. Apesar do incidente, o SN8 tinha pelo menos um ou alguns discos instalados, que se abrem quando a pressão vai além de determinado nível. O cone no "nariz" do foguete fez isso, e se abriu para criar um escape para a pressão que aumentava no interior do veículo — e que poderia causar uma explosão no tanque de oxigênio líquido.

O CEO afirmou que a causa do problema será investigada. Apesar de tudo parecer estar bem com o veículo, Musk mencionou que pelo menos um dos motores será trocado; então, o teste final em que o Starship irá realizar um “salto” de 15 km de altitude provavelmente será adiado. Os testes de ignição estática anteriores, realizados em outubro e na última terça-feira, foram etapas de preparação para este teste final; se tudo correr bem, o protótipo vai voar mais alto que seus antecessores — os protótipos SN5 e SN6 alcançaram a altitude máxima de 150 m.

Confira a filmagem do teste e da anomalia:

Continua após a publicidade

O sistema Starship, da SpaceX, é um misto de foguete com veículo espacial, contando com um booster poderoso chamado Super Heavy. A ideia é que ambos sejam completamente reutilizáveis e, na versão final, o Starship terá seis motores Raptor, enquanto o Super Heavy deverá contar com 30 deles. A empresa considera o Starship como o sistema pioneiro de transporte espacial que irá permitir a colonização de Marte — uma ambição já manifestada por Elon Musk, que espera fazer o primeiro voo não tripulado do Starship para o Planeta Vermelho já em 2024. A SpaceX afirma que o Starship será capaz de transportar até 100 pessoas a destinos como Lua e Marte.

Fonte: Space.com, Teslarati