Publicidade

Protótipo do Starship passa em teste da SpaceX e está mais perto do primeiro voo

Por| 31 de Julho de 2020 às 15h10

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

O protótipo do Starship, poderoso veículo de lançamento desenvolvido pela SpaceX para levar seres humanos a destinos como a Lua e Marte, realizou um teste de ignição estática e passou com sucesso por uma nova etapa em sua série de aprimoramentos.

Em sua página no Twitter, Elon Musk, fundador e CEO da empresa, anunciou na última quinta-feira (30) que tudo correu bem com o protótipo SN5, que permaneceu preso no chão enquanto um motor Raptor foi colocado para funcionar nas instalações da SpaceX no sul do Texas.

Ainda segundo Musk, o Starship está se preparando para o primeiro voo de teste, que deve subir cerca de 150 m de altitude. Um voo dessa natureza não acontece desde que a SpaceX aposentou o protótipo Starhopper, que decolou e subiu algumas centenas de metros em agosto de 2019.

Continua após a publicidade

Antes de voltar às decolagens de teste, a empresa deve se certificar de que está tudo certo com o novo protótipo. A maioria dos antecessores do SN5 acabou explodindo em algum momento do processo do teste de ignição estática ou de pressão, mas o sucesso do último teste pode ser um indício que de o primeiro voo está perto de acontecer.

A versão final do Starship contará com seis motores Raptor, ter 50 metros de altura e capacidade para transportar até 100 pessoas. A cápsula equivalente à espaçonave, em si, será lançada sobre o foguete Super Heavy, nome dado à parte responsável pelo lançamento de fato, sendo equipado com 31 motores Raptor. Embora haja planos de usá-lo para voos à Lua, a grande expectativa é que o Starship seja o veículo que levará humanos para dar início à colonização de Marte na década de 2030, possivelmente.

Representantes da SpaceX disseram que as primeiras missões do sistema Starship/Super Heavy poderiam começar já em 2021, com ​​lançamentos de satélites de comunicações comerciais.

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com