Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Projeto de Santa Catarina vence concurso e será testado na ISS

Por| 17 de Dezembro de 2018 às 18h48

Link copiado!

NASA
NASA

O projeto de um estudante de Santa Catarina é o finalista do concurso Garatéa-ISS e será testado no espaço. Os alunos do segundo ano do ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Xanxerê) criaram um projeto que vai testar filtragem da água por capilaridade, sem gravidade, e por isso experimentarão a proposta a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

O projeto leva o nome de Capilaridade vs Gravidade no processo de filtração e será enviado em um foguete da SpaceX com os astronautas da Agência Espacial Americana (NASA) para a Estação Espacial ISS em 2019.

A capilaridade é uma característica das moléculas de água que permite, por exemplo, que ela se mantenha em um canudo, fique acima das bordas de um copo sem vazar e até mesmo suba por um guardanapo.

A ideia foi inspirada no filtro de barro que utiliza a gravidade para fazer a água passar pela vela com carvão ativado. A proposta é fazer exatamente a mesma coisa, só que em gravidade zero.

Continua após a publicidade

Por conta disso, o time vai enviar ao espaço um tubo de ensaio, separado ao meio pelo carvão ativado. Por capilaridade, a expectativa é de que o líquido (azul de metileno) passe de um lado ao outro do tubo e seja filtrado.

A proposta vencedora foi idealizada pelos estudantes Isabela Dalmolin Battistella, Renata Eliza Valentini Müller, Ricardo Vinícius Brum Cenci e Roberta Debortoli Moreira.

A Garatéa-ISS é uma iniciativa desenvolvida pela Missão Garatéa em parceria com a Universidade de São Paulo e a Fundação de Apoio à Física e à Química. Em 2018, 4.200 alunos de 175 escolas de todo o Brasil participaram do projeto, que é patrocinado pelas empresas Airvantis, Braskem e Instituto TIM.