Publicidade

Programa milionário lança com sucesso nave rumo à Alpha Centauri

Por| 27 de Julho de 2017 às 19h03

Link copiado!

Programa milionário lança com sucesso nave rumo à Alpha Centauri
Programa milionário lança com sucesso nave rumo à Alpha Centauri

O projeto Breakthrough Starshot acaba de lançar, com sucesso, uma espaçonave rumo à estrela Alpha Centauri, localizada a 4,3 anos luz da Terra. A viagem deve levar entre 20 e 30 anos para ser completada a uma velocidade de até 20% a velocidade da luz.

Quem comanda o projeto é a Breakthrough Initiatives, um programa de 100 milhões de dólares fundado em 2015 e financiado por Yuri Milner. O objetivo é estudar sistemas estelares além do Sistema Solar, aprofundando as buscas por vida inteligente extraterrestre.

A nave é tão pequena e leve, que, até então, é a menor já lançada ao espaço em toda a história. Seus chips de apenas 3,5 centímetros pesam somente quatro gramas. Ainda assim, o equipamento contém painéis solares, computadores, sensores e rádios. A nave foi construída por pesquisadores da Cornell University e transportada para o lançamento por meio da Max Valier e Venta Satellites.

A partir de agora, a pequena espaçonave se mantém em comunicação via ondas de rádio com estações localizadas na Califórnia e em Nova Iorque, e também envia sinais para rádios amadoras em todo o mundo para que a comunidade científica possa acompanhar a evolução do projeto.

Continua após a publicidade

Fonte: Space Daily