Prepare-se para mais um eclipse lunar que veremos no Brasil na terça-feira (16)

Por Patrícia Gnipper | 10 de Julho de 2019 às 14h00

Depois de testemunharmos o único eclipse solar de 2019, o Brasil poderá assistir a um eclipse lunar parcial que acontecerá na próxima terça-feira (16). Em janeiro, pudemos ver um eclipse lunar total — quando a Lua é encoberta pela sombra da Terra passando em frente ao Sol, com o eclipse total acontecendo quando este alinhamento se dá tão certeiramente, que nosso satélite natural acaba sendo completamente encoberto durante a passagem do planeta.

Já no caso de eclipses lunares parciais, como será este próximo, o posicionamento da Terra em sua passagem em frente ao Sol não se alinhará tão perfeitamente assim, encobrindo apenas uma porção da Lua no céu noturno. No vídeo abaixo, da NASA, você entende como funcionam eclipses lunares:

Este próximo eclipse lunar parcial será visível em todo o Brasil logo cedo, por volta das 17h30 no horário de Brasília, com o ápice do fenômeno acontecendo às 18h30, e tudo deverá acabar até as 20h. Então a Lua "nascerá" neste dia já eclipsada.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Neste eclipse parcial, a Lua encoberta ficará com um aspecto similar ao de uma Lua crescente, e para observar, é só você voltar seus olhos no horário informado para a região Leste. O próximo eclipse lunar com boa visualização do Brasil acontecerá apenas em 2021 — então não perca a oportunidade de conferir, ao vivo, este próximo eclipse de 2019, ainda que ele seja apenas parcial!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.