Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que algumas das fotos do lado afastado da Lua mostram a superfície vermelha?

Por| 17 de Janeiro de 2019 às 08h02

Link copiado!

CSNA
CSNA

No começo deste ano, a Chinese National Space Administration (CNSA), que é a agência espacial da China, conseguiu pousar uma espaçonave no lado afastado da Lua. O veículo Chang'e 4 e o rover Yutu-2 apareceram nas imagens divulgadas pelo órgão asiáticos em meio à paisagem pouco explorada de nosso satélite natural. Diferente do que foi apresentado pela NASA, União Soviética e até mesmo pela China em missões nas décadas passadas, a Lua parece mais avermelhada nas imagens mais recentes da Chang'e 4. Por que isso acontece?

Ao contrário do que dizem algumas teorias da conspiração, existe uma resposta científica bastante simples para isso e, não, a Lua não tem superfície avermelhada como é o caso de Marte. Parte da questão está na forma como câmeras são projetadas para captar luz e transformar a captura das imagens em fotografias digitais. Nas câmeras modernas, aquelas que não utilizam mais filme, há a separação entre diferentes tipos de ondas, por exemplo, distinguindo vermelho, azul e verde (o chamado RGB, das siglas red, blue e green, em inglês).

O pessoal do Phys.org fez uma análise cromática das imagens apresentada nas versões “raw”, ou seja, aquelas que carregam configurações puras de como ela foi tirada, sem nenhum tipo de compactação ou ajustes. Nos histogramas da imagem, separados em vermelho, azul e verde, é possível perceber que a câmera foi capaz de captar mais o vermelho do que as outras duas cores. Isso mostra que, apesar de haver um equilíbrio de cores mesmo do lado mais distante da Lua, a câmera não foi capaz de detectar o melhor balanço.

Continua após a publicidade

Ou seja, faltou apenas um ajuste manual de cores para aproximar as novas fotos da realidade do que se veria por lá. O próprio site Phys.org fez este blalnço aumentado um pouco o que se tem de verde e azul para deixar a foto mais próxima do real.

Não estaria a NASA errada?

Um leitor mais crítico pode dizer que estamos comparando as cores das fotos com base do que a NASA havia mostrado antes, com as missões Apollo das décadas de 1960 e 1970, por isso acreditando que a Lua seja mais cinza que avermelhada. O que acontece é que os astronautas da Apollo levaram uma espécie de régua de cores para conseguir comparar o que as câmeras eram capazes de absorver com as cores como eram absorvidas por câmeras aqui na Terra.

Continua após a publicidade

Dessa forma, quando a equipe de processamento de imagens fosse tratar tais fotos, fazendo o ajuste de cor, a NASA teria uma régua para servir de parâmetro e chegar aos ajustes ideais, divulgando, então, fotos com a máxima fidelidade possível das cores verdadeiras de nosso satélite natural. O mesmo não aconteceu com os da empreitada chinesa.

Isso não deve ser encarado, contudo, como um problema para a CNSA, já que a proposta da missão não era de divulgação científica ou manifestação do poderio tecnológico do país, como aconteceu com a NASA durante a Corrida Espacial. A expedição da Chang'e 4 é exploratória e o rover Yutu-2 usa um sensor infravermelho para conseguir identificar o solo lunar.

Fonte: Phys.org