Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pico da chuva de meteoros Gemínidas acontece nesta quarta; saiba como observar

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Dezembro de 2022 às 12h44

Link copiado!

Armend Istrefi/Pexels
Armend Istrefi/Pexels

A chuva de meteoros Geminídeas, ou Gemínidas, teve início no dia 4 de novembro e se estenderá até o próximo sábado (17), mas o melhor momento para observar as "estrelas cadentes" será na noite de quarta-feira, dia 15 de dezembro. Os observadores mais dispostos a se abster do sono ainda poderão apreciar o evento ao longo da madrugada.

Alguns meteoros isolados podem começam a surgir a partir das 22h30 no dia 15, mas neste horário o radiante ainda estará muito próximo do horizonte. O radiante é o ponto de onde os meteoros parecem vir e sempre será próximo à constelação que empresta o nome à chuva — neste caso, a constelação de Gêmeos.

Contudo, os meteoros não necessariamente aparecerão apenas perto da constelação. Por isso, é sempre bom ficar de olho em uma região mais ampla do céu durante a observação.

Continua após a publicidade

Outros objetos tornarão esta chuva de meteoros ainda mais interessante. Por exemplo, Marte estará à esquerda acompanhando Gêmeos, enquanto a Lua minguante gibosa estará à direita. Entretanto, pode ser que o brilho lunar ofusque os meteoros naquela região. Ainda assim, a expectativa é que possamos ver cerca de 30 a 40 meteoros por hora.

Tais características por si já jazem o espetáculo valer a pena, mas os amantes de astronomia ainda poderão contemplar a riquíssima região de Orion bem ao lado do radiante dessa chuva. Para astrofotógrafos, vale a pena tentar registrar imagens dos meteoros passando pela nebulosa de Orion, as Plêiades, e outros objetos celestes icônicos.

Como é a chuva de meteoros Geminídeas?

Continua após a publicidade

As geminídeas podem ser vistas em quase todo o mundo, mas, infelizmente, privilegiam mais os observadores no hemisfério Norte. Quanto mais ao Sul estivermos, mais o radiante estará perto do horizonte — e o horizonte é um dos maiores inimigos da observação astronômica, pois, quanto mais acima no céu, melhor.

Os meteoros da Geminídeas viajam em velocidades de até 35 km/s, o que parece algo estupendo para os padrões humanos, mas outras chuvas podem atingir a velocidade de 71 km/s. Por serem mais lentos, os meteoros geminídeos deixam seus rastros luminosos por mais tempo no céu.

De onde vêm os meteoros Geminídeas?

Continua após a publicidade

Geralmente, as chuvas de meteoros são formadas por "sujeira" de cometas, mas este não é o caso da Geminídeas, que surge de pequenas rochas e destroços largados pelo asteroide 3200 Faetonte. A trilha de destroços do asteroide segue a mesma órbita da sua rocha "mãe", porém eles são mais lentos, ficando para trás.

Quando nosso planeta cruza a órbita deste asteroide e de seus "restos", acaba atravessando o caminho de detritos, fazendo com que vários grãos atravessem nossa atmosfera e queimem devido ao atrito. E essa queima proporciona os rastros luminosos no céu noturno, nos chamados meteoros — ou estrelas cadentes, no linguajar popular.

Como observar a chuva de meteoros Geminídeas?

Continua após a publicidade

Para uma melhor experiência, o ideal é procurar algum lugar com pouca poluição luminosa e esperar pelo horário em que o radiante já não esteja mais tão próximo do horizonte. Também certifique-se de que o céu esteja livre de nuvens.

Não é preciso olhar fixamente para o radiante, pois este é apenas o ponto de referência da chuva de meteoros. As “estrelas cadentes” poderão aparecer em outras partes do céu, com preferência ao norte, onde estará a constelação de Gêmeos.