Pesquisadores do MIT criam instrumento musical projetado para a gravidade zero

Por Patrícia Gnipper | 09 de Julho de 2018 às 23h40
photo_camera MIT

Um novo projeto do Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology) acaba de criar o que é o primeiro instrumento musical eletrônico criado especificamente para tocar sons em ambientes desprovidos de gravidade (como a Estação Espacial Internacional, por exemplo). A novidade foi chamada de Telemetron.

De acordo com Sands Fish, co-criador do instrumento para lá de futurista, a equipe estava interessada em "captar a poética do movimento em gravidade zero", então decidiram "construir uma câmara com vários elementos que foram chamados de 'sinos' e, embora eles não façam sons audíveis, cada um deles contém um giroscópio que pode detectar a velocidade com que cada um dos sinos gira em qualquer direção". Então, essas velocidades são captadas, posteriormente transmitidas sem fios para um laptop, que, por sua vez, transforma os sinais em sons audíveis.

 

O Telemetron já foi testado em um voo parabólico em gravidade zero, ainda que não tenha chegado ao espaço, propriamente dito. Mas Sands conta que os testes iniciais ensinaram muito à equipe, que agora pretende testar o instrumento de outras maneiras para que ele cumpra o seu propósito. Sands reforça que, embora a música no espaço não seja a principal preocupação dos astronautas, esta é uma das muitas áreas de interesse da ciência espacial.

“Há muitos aspectos da vida humana no espaço que ainda precisam ser explorados, desde diferentes arquiteturas e materiais até formas únicas de cultura, atividades e brincadeiras que apoiam a saúde psicológica”, declarou o pesquisador.

Fonte: MITDigital Trends

Pechinchas, cupons, coisas grátis? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.