Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Para minerar a Lua e asteroides, NASA analisa duas missões conceituais

Por| 19 de Junho de 2019 às 19h15

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A NASA divulgou dois projetos conceituais que, se levados adiante, poderão examinar rapidamente crateras lunares para a exploração de futuros astronautas, bem como identificar recursos de mineração em asteroides. Ambos os projetos fazem parte do programa Innovative Advanced Concepts da NASA (NIAC), que justamente busca ideias teóricas de exploração espacial, ainda que suas tecnologias possam levar vários anos para se concretizarem.

Cada projeto receberá US$ 2 milhões para que seu desenvolvimento seja delineado. "Selecionamos duas propostas porque acreditamos que ambas as tecnologias poderiam impactar positivamente a indústria. Estamos entusiasmados com o fato de que esses conceitos de tecnologia poderiam ajudar a humanidade a explorar o espaço de novas maneiras", declarou Jason Derleth, executivo do NIAC.

O primeiro conceito é o Skylight, capaz de ajudar os futuros astronautas que estarão sempre presentes na Lua após o retorno da humanidade para lá em 2024. Usando imagens de alta resolução, tiradas de pertinho, a sonda da Skylight criará modelos 3D de crateras lunares, mostrando se é seguro, ou não, para que humanos ou rovers desçam ali para explorar seus recursos naturais. Ainda, o sistema a bordo da nave poderá identificar gelo nas sombras das crateras.

Continua após a publicidade

Já o outro projeto se chama Mini Bee, com o potencial de desenvolver uma maneira de extrair recursos de asteroides repletos de água e minerais valiosos. O projeto visa a utilização de um método chamado mineração óptica, que concentra a luz solar na superfície do objeto, desgastando-a e, então, liberando resíduos para a coleta.

O programa NIAC espera financiar a próxima fase desses estudos nos próximos anos, com cada equipe tendo dois anos para detalhar suas pesquisas o suficiente para que a ideia seja apresentada à indústria e ao governo dos Estados Unidos.

Fonte: NASA