Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ondas gravitacionais podem solucionar mistério sobre explosão de supernovas

Por| 09 de Setembro de 2020 às 11h50

Link copiado!

Greg Stewart/SLAC National Accelerator Lab
Greg Stewart/SLAC National Accelerator Lab

Explosões de supernovas são, além de extremamente poderosas, um dos eventos cósmicos mais importantes, já que elas são necessárias para o nascimento de novos mundos. Embora os cientistas saibam algumas coisas sobre esse processo, algumas peças estão faltando e nem os modelos computacionais são capazes de simular todos os detalhes. Mas isso pode ser resolvido em breve, de acordo com um novo estudo.

Não é fácil explicar o que acontece dentro desses corpos massivos em colapso, perto do fim de suas vidas — até porque a oportunidade de assistir à morte de uma estrela não aparece a qualquer momento. Mas os pesquisadores já sabem que as estrelas se alimentam através da fusão nuclear, ou seja, esmagando elementos mais leves em seu interior, até convertê-los em elementos mais pesados.

O quebra-cabeças incompleto da supernova

Continua após a publicidade

Este processo é chamado nucleossíntese estelar, e implica que um ou mais núcleos atômicos se juntam para forma outro núcleo de maior número atômico. A fusão nuclear requer muita energia para acontecer, e geralmente libera muito mais energia do que a que consome. Nos últimos momentos de vida, uma estrela tem um núcleo de ferro rodeado por uma série de camadas de elementos mais leves, já se esgotando. O ferro não pode ser fundido em outros elementos mais pesados, então a estrela não está mais liberando energia, embora seu núcleo continue sendo espremido. O colapso é iminente.

A pressão resulta em prótons transformando-os em nêutrons, surgindo assim uma bola capaz de interromper brevemente o colapso, provocando a explosão. É desse momento que faltam peças para melhor compreender todo o processo. Essa conversão de prótons em nêutrons libera uma vasta quantidade de pequenas partículas chamadas como neutrinos, mas não se sabe exatamente se esses neutrinos seriam parte do mecanismo que fomenta a explosão. Também pode ser que haja outra fonte de energia, um plasma de partículas fundamentais chamado plasma de quark-gluon.

Esse plasma poderia ser a última consequência da pressão sobre os prótons e nêutrons, gerando a energia necessária para alimentar a supernova. Mas desvendar esses processos através de observação é praticamente impossível, então os pesquisadores pensaram em outro método para encontrar a peça que falta para o quebra-cabeças.

Continua após a publicidade

Ondas gravitacionais

De acordo com um estudo recente, pode ser que todo esse processo seja “impresso” em detalhes nas ondas gravitacionais geradas da supernova. Essas ondas de frequência bem alta e amplitude elevada durariam apenas alguns milissegundos, mas poderia ser o suficiente para nos dar alguma informação sobre o que aconteceu nos momentos antes da explosão.

No artigo, os pesquisadores relataram pela primeira vez a transição de fases entre a divisão dos prótons e nêutrons do núcleo estelar em seus componentes, os quark e glúons. Essa transição é chamada de fase QCD. De acordo com a pesquisa, a fase QCD é “gravada” na onda gravitacional emitida pela supernova e nos sinais de neutrinos, mostrando que esses dois elementos podem se tornar essenciais no estudo de supernovas.

Continua após a publicidade

Além disso, os cientistas mostraram que a quebra de prótons e nêutrons em quark-glúon no núcleo estelar fornece, de fato, uma fonte de energia viável para desencadear o processo de explosão da supernova. Mas para comprovar a ideia, será necessário detectar futuras ondas gravitacionais que coincidam com uma explosão de neutrinos.

Embora ainda seja muito difícil fazer a detecção desses sinais hoje em dia, os futuros instrumentos poderão ser capazes de realizar a tarefa. O estudo foi relatado em um artigo do Professor Ming-chung Chu e do Dr. Lap-Ming Lin, da Universidade Chinesa de Hong Kong (CUHK), além do Dr. Shuai Zha e dos professores Evan O'Connor e Sean M. Couch.

Fonte: Universe Today, Nanowerk