Publicidade

Ondas gravitacionais inéditas podem ser detectadas em breve

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Fevereiro de 2023 às 18h56

Link copiado!

Gabriel Pérez Díaz, SMM (IAC))
Gabriel Pérez Díaz, SMM (IAC))

Uma pesquisa recente tentou detectar ondas gravitacionais inéditas, menos extremas do que aquelas relacionadas às colisões entre buracos negros e estrelas de nêutrons. Embora tenham fracassado na detecção, a pesquisa ajudou os astrônomos a refinar as “configurações” das próximas tentativas.

Ondas gravitacionais são um efeito ondulatório causado no próximo espaço-tempo quando objetos muito massivos colidem entre si. Os cientistas já encontraram diversos eventos como estes com os detectores atuais: LIGO, Virgo e KAGRA.

Entretanto, a teoria diz que outros objetos também podem causar ondas gravitacionais, porém em uma frequência inferior às já encontradas. Para isso, é preciso ajustar os parâmetros dos instrumentos e, provavelmente, atualizar o hardware para torná-los mais sensíveis.

Continua após a publicidade

Uma equipe analisou os dados das observações realizadas pelos detectores de 2019 até o início de 2020, na busca por emissões contínuas de ondas gravitacionais do sistema Scorpius X-2 — um sistema binário a 9.000 anos-luz de distância.

O sistema é formado por uma estrela de nêutrons de 1,4 massa solar que “rouba” material de sua companheira, que por sua vez tem metade da massa do Sol. À medida que o gás roubado flui para a superfície da estrela de nêutrons, ele fica quente e brilha em raios-X.

Tal processo de acresção de matéria acaba por deformar da estrela de nêutrons, deixando-a assimétrica e resultando em um torque (força rotacional) transmitido à rotação da estrela de nêutrons. Em outras palavras, ela é acelerada pela energia do material roubado que cai em sua superfície.

Continua após a publicidade

Modelos sugerem que esse tipo de processo também deve emitir continuamente ondas gravitacionais em baixa frequência. Agora, com o “fracasso” na busca por essas ondas, os cientistas puderam adicionais restrições mais rígidas à força e à frequência destas — e de quaisquer outras ondas gravitacionais contínuas.

A conclusão é que os limites superiores para a força de ondas como estas em uma faixa de frequências de 25 Hz a 1.600 Hz, correspondendo a frequências de rotação de 12,5 Hz a 800 Hz. Ou seja, a estrela de nêutrons deve girar entre 12,5 e 800 vezes por segundo.

Tais sinais podem ser detectados durante a próxima operação de observação da colaboração LIGO/Virgo/KAGRA, em maio deste ano. Os sensores já estão preparados para detectar sinais de ondas mais fracos e os resultados podem abrir as portas para uma nova fase da astronomia de ondas gravitacionais.

O estudo foi publicado na Astrophysical Journal Letters.

Continua após a publicidade

Fonte: Rochester Institute of TechnologyAstrophysical Journal Letters