Objeto intrigante era um cometa "disfarçado" entre meteoros perto de Júpiter

Por| 02 de Junho de 2020 às 12h50

Reprodução/NASA/JPL-Caltech

Embora o sistema ATLAS tenha sido projetado para monitorar o céu à procura de asteroides potencialmente perigosos para a Terra, às vezes ele encontra outras coisas, como novos cometas. Isso vem como um bônus para os pesquisadores que o utilizam. Recentemente, no entanto, um desses objetos que parecia um asteroide começou a agir como cometa.

No início de junho de 2019, o ATLAS detectou algo aparentava ser um asteroide de brilho fraco perto da órbita de Júpiter. Em seguida, ele recebeu o nome de 2019 LD2, e tudo indicava que se tratava de um dos asteroides troianos (um grande grupo de rochas espaciais que compartilham a mesma órbita do planeta Júpiter em torno do Sol). Então, o 2019 LD2 foi estudado por Alan Fitzsimmons e David Young através de novas imagens obtidas pelo ATLAS.

Essa foi uma notícia animadora para os astrônomos, não só por parecer algo desconhecido - e novas descobertas sempre são importantes -, como também porque muitos cientistas desconfiam há algum tempo que os troianos podem, de fato, ter uma camada de gelo abaixo da superfície, o que poderia explicar o comportamento de cometa do 2019 LD2. Mas uma nova reviravolta mudou um pouco essa história.

De acordo com um novo anúncio publicado pela Universidade do Hawai em Mānoa (os astrônomos que anunciaram a descoberta do 2019 LD2 são de lá), o objeto não é um troiano com cauda com cometa. Isso foi sugerido pela primeira vez pelos astrônomos amadores Sam Deen e Tony Dunn em 21 de maio e foi confirmada por Alan Fitzsimmons e Henry Hsieh.

Assim, o LD2 é um cometa que parece pertencer a uma classe chamada “família de cometas Júpiter (JFC, na sigla em inglês)”, na qual os cientistas identificaram cerca de 400 cometas até agora. Esses objetos orbitam o sol mais de perto que outros cometas e dão uma volta completa em 20 anos ou menos, mas também orbitam perto o suficiente de Júpiter para que o enorme planeta possa influenciá-los.

Isso significa que quando o 2019 LD2 chega perto o suficiente de Júpiter, coisa que acontece a cada poucas décadas, as interações gravitacionais com o planeta podem mudar drasticamente a órbita do cometa - por isso ele acaba se misturando aos asteroides troianos. No entanto, órbita atual não é estável, então Júpiter alterará o trajeto do cometa novamente nas próximas décadas. Assim, ele não será mais confundido com um asteróide.

Fonte: University of Hawaii