Publicidade

Núcleo do foguete da missão Artemis 2 deixa prédio da NASA

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
NASA
NASA

O estágio central do poderoso foguete Space Launch System (SLS) deixou o prédio de montagem da NASA na terça (16), quando completaram-se 55 anos do lançamento da Apollo 11 à Lua. Já o SLS vai ser usado na Artemis II, a primeira missão a levar humanos ao nosso satélite natural em mais de 50 anos. 

O SLS estava no Michoud Assembly Facility, prédio da NASA em Nova Orleans, nos Estados Unidos, e deixou o local às 9h30 no horário de Brasília. Após percorrer 1,6 km, o estágio vai ficar em outro local nas instalações da agência espacial para depois ser enviado ao Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida). 

“Por mais de seis décadas, os [prédios] de Marshall e Michoud ajudaram a liderar algumas das maiores conquistas desta nação na exploração espacial, desde as conquistas incríveis das missões Apollo, até as 135 missões dos ônibus espaciais, ao desfecho pelo qual estamos aqui hoje para celebrar”, declarou Joseph Pelfrey diretor do Centro de Voos Espaciais Marshall. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Quando chegar ao seu novo destino, o booster do SLS vai passar por uma série de verificações de sistema e de hardware. Tudo correndo bem, ele vai ser integrado aos demais estágios do veículo, incluindo os propulsores sólidos e, claro, a espaçonave Orion. 

O processo faz parte da preparação para o lançamento da Artemis II, a primeira missão a levar astronautas para a órbita lunar desde a Apollo 17, em 1972. A tripulação conta com Victor Glover, o primeiro astronauta negro a voar ao redor da Lua, acompanhado de Christina Koch, a primeira mulher em uma missão do tipo. Junto deles, vai estar Reid Wiseman e Jeremy Hansen, que se junta à tripulação como o primeiro astronauta canadense a ir à Lua. 

A NASA estima que a Artemis II não deve ser lançada antes de setembro de 2025. Já a Artemis III, a missão que vai levar novos astronautas para a superfície lunar, não deve ir ao espaço antes de setembro de 2023.

Fonte: NASA