Novos cálculos concluem que a Via Láctea tem o peso de 1,5 trilhão de Sóis

Por| 07 de Março de 2019 às 18h47

Novos cálculos concluem que a Via Láctea tem o peso de 1,5 trilhão de Sóis

Em uma árdua tarefa conjunta, dados do telescópio espacial Hubble, da NASA, junto a medições da missão Gaia, da ESA, permitiram um novo cálculo para estimar com precisão a massa da nossa galáxia — que, de acordo com o novo estudo, tem o peso de 1,5 trilhão de massas solares, abrigando cerca de 200 bilhões de estrelas.

Anteriormente, estimativas previam que a Via Láctea pesava algo entre 500 bilhões e 3 trilhões de vezes a massa do Sol, com diferentes métodos usados para medir a distribuição da matéria escura, que representa cerca de 90% da massa de toda a galáxia. E como não é possível detectar a matéria escura diretamente, esses cálculos usando variados métodos acabavam gerando dados incertos, ainda que possíveis.

Para fazer o novo cálculo, a equipe usou um método inteligente que conta com a medição das velocidades dos aglomerados globulares, que são bastante densos e orbitam o disco espiral da galáxia a grandes distâncias. N. Wyn Evans, da Universidade de Cambridge, explica que "quanto mais massiva é uma galáxia, mais rapidamente seus aglomerados se movem sob a força de sua gravidade". Ele também explica que "a maioria das medições anteriores encontrou a velocidade em que um aglomerado está se aproximando ou recuando da Terra, que é a velocidade ao longo de nossa linha de visão; no entanto, nós também pudemos medir o movimento lateral dos aglomerados, dos quais a velocidade total, e conseqüentemente a massa galáctica, podem ser calculadas".

Por isso, foi essencial usar dados da missão Gaia, em cuja última liberação de dados há medições de aglomerados globulares a 65 mil anos-luz da Terra. "Esses aglomerados se estendem a uma grande distância, por isso são considerados os melhores rastreadores que os astrônomos têm para medir a massa de nossa galáxia", diz Tony Sohn, que conduziu a coleta de dados do Hubble para este estudo. As observações do Hubble permitiram a coleta de dados de aglomerados globulares fracos e ainda mais distantes, a até 130 mil anos-luz da Terra, com tudo isso sendo combinado aos dados da missão Gaia.

"Combinando as medidas da Gaia em 34 aglomerados globulares com as medições de 12 aglomerados mais distantes pelo Hubble, podemos fixar a massa da Via Láctea de uma maneira que seria impossível sem esses telescópios espaciais", declarou Roeland P. van der Marel, do Space Telescope Science Institute.

Muitas questões cosmológicas importantes ainda não foram respondidas justamente porque não conhecíamos a massa, de maneira mais precisa, da Via Láctea. Determinar com precisão a massa da nossa galáxia é importante para que possamos compreender ainda melhor o universo ao nosso redor.

Fonte: Hubble Site