Publicidade

Novo satélite geoestacionário já está posicionado e operando para LATAM

Por| 04 de Setembro de 2018 às 18h35

Link copiado!

Divulgação/SES
Divulgação/SES

O satélite SES 14 entrou em órbita nesta terça-feira e já está operacional. Posicionado a 47,5 oeste, ele oferece ao Brasil um feixe amplo das bandas C e Ku. Aparelho também cobre América Latina, Caribe, América do Norte, Atlântico Norte e África Ocidental.

O satélite é geoestacionário, o que quer dizer que sempre estará a uma posição fixa em relação à Terra. Segundo comunicado da empresa, o SES 14 tem capacidade de servir vários mercados, promovendo “novas capacidades para serviços domésticos". Ainda de acordo com o texto, ele “também oferece conectividade de alta velocidade para o mercado aeronáutico dinâmico e outras aplicações de tráfego intensivo nos mercados de backhaul marítimo e celular”.

O feixe de banda C deverá ser usado para expansão da oferta de sinal de TV na América Latina. Já a banda Ku deverá ser utilizada pelos sistemas de navegação aeronáutico e marinho, citados no comunicado.

O satélite foi lançado em 26 de janeiro deste ano por um foguete Ariane 5, no Guiana Space Centre, na Guiana Francesa. Contudo, devido a problemas na sua saída, ele precisou ser elevado e posicionado em órbita corretamente, o que acarretou um atraso de quatro semanas. Produzido pela Airbus, ele será responsável por substituir o NSS-806. A expectativa é de que o SES 14 funcione pelos próximos 15 anos.

Continua após a publicidade

Fonte: SES (1) (2)