Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo mapa da Via Láctea mostra mais de 800 milhões de estrelas

Por| 04 de Fevereiro de 2019 às 07h35

Link copiado!

R. White (STScI) and the PS1 Science Consortium
R. White (STScI) and the PS1 Science Consortium

Compilando dados obtidos em quatro anos de observações pelo observatório Pan-STARRS no Havaí, em parceria com o Space Telescope Science Institute, pesquisadores da Universidade do Havaí acabaram de liberar uma imagem da Via Láctea que mostra 800 milhões de estrelas, além de galáxias e asteroides próximos da nossa vizinhança.

A Via Láctea é a grande "tripa" avermelhada que corta o centro da imagem abaixo na vertical, e em sua vizinhança cósmica podemos ver mais de 800 milhões de estrelas e objetos interestelares que são visíveis a partir do ponto de vista do observatório. De acordo com os cientistas da universidade, esta é a maior divulgação de dados astronômicos em uma só imagem já feita, com observadores de todo o mundo tendo a chance de estudar cada um dos objetos que aparecem nela.

A compilação de dados envolve 1,6 bilhão de petabytes que foram registrados desde 2010 pelo observatório. Essa enorme coleção de informações equivale a 30 mil vezes todo o conteúdo de textos da Wikipedia, para se ter uma ideia da imensidão de dados analisados.

Continua após a publicidade

Ainda assim, a imagem mostra apenas um pedaço da Via Láctea e seus arredores, com o brilhante e colorido centro da galáxia estando espremido na parte central e inferior da foto. As nuvens espessas de poeira interestelar, que absorvem a luz azul e parecem brilhar em tons de vermelho, acompanham a galáxia ao longo de seu comprimento. Para produzir a imagem, os astrônomos examinaram o céu 12 vezes usando cinco filtros telescópicos diferentes ao longo de quatro anos, aliando as observações aos dados registrados desde 2010.

Com esse tipo de divulgação, a ideia é ajudar a comunidade astronômica a estudar fenômenos espaciais de nossa galáxia — o que já vem acontecendo desde a liberação de mapas anteriores. Ken Chambers, diretor do Pan-STARRS, conta que "ao procurar por objetos próximos da Terra, o Pan-STARRS fez muitas descobertas, desde o Oumuamua passando pelo nosso Sistema Solar até planetas solitários entre as estrelas".

Fonte: LiveScience, Universidade do Havaí