Publicidade

Novo alvo da New Horizons pode ser uma pequena lua que orbita o objeto MU69

Por| 13 de Dezembro de 2017 às 17h55

Link copiado!

NASA / JHUAPL / SwRI / Alex Parker
NASA / JHUAPL / SwRI / Alex Parker

Há dois anos, a missão New Horizons completou seu estudo de Plutão e suas até então misteriosas luas, seguindo seu caminho pelo Cinturão de Kuiper para estudar, também, os objetos espaciais localizados nos confins do Sistema Solar, como é o caso do transnetuniano MU69.

Agora, a NASA revelou que a sonda também analisará uma pequena lua que pode orbitar o objeto, pois estudos recentes indicaram sua existência, ainda não confirmada. Na verdade, o que se acreditava ser um único objeto chamado MU69, podem ser até três corpos pequenos orbitando uns aos outros. E é isso o que a agência espacial deseja confirmar, aproveitando a chegada da New Horizons por lá.

Isso vai acontecer no dia 1 de janeiro de 2019, quando a sonda começará a transmitir fotos do objeto (ou objetos) para a Terra, da mesma maneira que fez com Plutão há dois anos. Além das imagens, a nave também coletará dados diversos para que os cientistas descubram detalhes sem precedentes sobre este objeto para lá de distante. As transmissões levaram cerca de seis horas para chegar de lá para cá.

Até que isso aconteça, os astrônomos aqui da Terra já vêm se dedicando a observar o MU69 por meio de telescópios, como o Hubble, por exemplo, que detectou por ali tons vermelhos similares aos da superfície de Plutão. Isso pode indicar a presença de tolina, uma classe de moléculas produzida através da irradiação ultravioleta de compostos orgânicos simples, como metano e etano.

Continua após a publicidade

Fonte: New Horizons