Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova Zelândia ganha "Parque do Céu Escuro" e favorece observação do céu noturno

Por| 10 de Julho de 2020 às 22h30

Link copiado!

Nova Zelândia ganha "Parque do Céu Escuro" e favorece observação do céu noturno
Nova Zelândia ganha "Parque do Céu Escuro" e favorece observação do céu noturno

A Reserva Recreativa de Wai-iti e a Floresta Tunnicliff, na Nova Zelândia, foram escolhidos como os primeiros International Dark Sky Park (ou Parque Internacional do Céu Escuro) no país pela International Dark Sky Association (IDA). Além disso, as instituições Tasman District Council Parks & Reserves, Network Tasman e Nelson Forest & Bird também trabalharam no projeto.

Para comemorar a novidade, serão realizadas festas de observação das estrelas no dias 11 e 12 de julho à noite, em Wai-iti. No evento, os visitantes poderão utilizar telescópios para observar o céu, e astrônomos estarão presentes para dar orientações sobre a posição das estrelas - além de, claro, explicar também a importância de se reduzir a poluição luminosa nas cidades para que possamos observar o céu em seu máximo explendor.

Continua após a publicidade

De acordo com Ralph Bradley, diretor do Top of the South Dark Sky Committee, esse é um pequeno passo para preservar o céu noturno para as gerações futuras. “Este é um local para ensinar e educar a comunidade sobre a importância do céu noturno natural para a nossa saúde e bem-estar, também para plantas e animais no nosso ambiente”, diz ele. Além disso, o parque tem a vantagem de ser mais acessível ao público do que reservas e santuários. Para Badley, o parque será um lugar para os visitantes aproveitarem o céu noturno, mas também será fonte de estudos para fins científicos, artísticos e amadores.

Além da Nova Zelândia, outros países também contam com reservas de céu escuro, como China e Estados Unidos. Entretanto, a Nova Zelândia está no centro das discussões da IDA para verificar o que falta para o país se tornar uma "Nação do Céu Escuro".

Fonte: Darksky.org